A Polónia estimou, esta quinta-feira, as suas perdas na II Guerra Mundial, causadas pela Alemanha, em 6.200 mil milhões de zloyts – algo como 1.300 mil milhões de euros -, garantiu o líder dos nacionalistas no poder, frisando que Varsóvia vai exigir oficialmente reparações.
Maior parceiros comercial da Polónia e membro da União Europeia e da NATO, a Alemanha já havia garantido anteriormente que tinha resolvido todas as reivindicações financeiras relacionadas com a II Guerra Mundial.
A nova estimativa polaca supera a de 850 mil milhões feita pelo partido no poder a partir de 2019 – o ‘Lei e Justiça’ tem repetido diversos pedidos de indemnização desde que assumiu o poder em 2015 mas a Polónia, oficialmente, não exigiu reparações. “A soma apresentada foi adotada através de um método mais limitado e conservador, seria possível aumentá-la”, frisou Jaroslaw Kaczynski, líder do ‘Lei e Justiça’.
A postura combativa do Governo polaco em relação à Alemanha, frequentemente usada pelo partido para mobilizar o seu eleitorado, tem feito estremecer as relações com Berlim, uma tensão que se intensificou depois da invasão da Rússia da Ucrânia por entre as críticas polacas da dependência de Berlim do gás russo e a sua lentidão em ajudar Kiev.
Cerca de 6 milhões de polacos, incluindo 3 milhões de judeus polacos, foram mortos durante a guerra e Varsóvia foi arrasada após uma revolta de 1944 na qual cerca de 200 mil civis morreram.
O Governo alemão e o Ministério dos Negócios Estrangeiros não responderam imediatamente aos pedidos de comentários.
Em 1953, os então governantes comunistas da Polónia renunciaram a todas as reivindicações de reparações de guerra sob pressão da União Soviética, que queria libertar a Alemanha Oriental, também um satélite soviético, de qualquer responsabilidade.






