O primeiro-ministro defende, em debate quinzenal, que a Europa deve fazer uma emissão comum de eurobonds para garantir as necessidades de financiamento de todos os países.
«Não vale a pena estarmos a enganar-nos uns aos outros. Quando a União Europeia fala num plano de 37 mil milhões de euros, sabemos que não é dinheiro novo, mas sim reprogramarmos o que já estava a nós atribuído no âmbito do Portugal 2020» e «priva-nos de de ter músculo económico», alerta o primeiro-ministro, no debate quinzenal.
Para responder à ameaça do Covid-19, António Costa defende que é imperativo «um grande programa de investimento à escala europeia». «Podem-lhe chamar Marshall, Von der Leyen. O que quiserem. Mas que precisamos desse plano, precisamos», insistiu, sublinhando que, é preciso para já «dinheiro novo».
Costa diz também que, dentro de dias, será anunciado o saldo orçamental das contas públicas de 2019, «com grande probabilidade termos tido um saldo orçamental positivo».
O problema da pandemia «não é português, espanhol, italiano ou holandês: é comum de toda a União Europeia e, por isso, deve ter uma resposta comum de toda a União Europeia», atirou.
Em vez dos 230 deputados estarão apenas 46 no debate quinzenal com o primeiro-ministro e seis membro do Governo.
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, que surgiu em Dezembro, na China, infectou mais de 386 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram cerca de 17 mil.
O continente europeu é aquele onde está a surgir actualmente o maior número de casos, e a Itália é o país do mundo com mais vítimas mortais, com 6.077 mortos em 63.927 casos.
Os países mais afectados a seguir à Itália e à China são a Espanha, com 2.696 mortos em 39.673 infecções, o Irão, com 1.934 mortes num total de 24.811 casos, a França, com 860 mortes (19.856 casos), e os Estados Unidos, com 499 mortes (41.511 casos).
Em Portugal, há 30 mortes, mais sete do que na véspera, e 2.362 infecções confirmadas, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, que regista mais 302 casos do que na segunda-feira.
*Notícia actualizada com mais informação



