Pode o papel ser o futuro dos híbridos? Minúscula tecnologia inovadora promete duplicar potência de um SUV familiar

Segundo o site ‘Motor1’, a empresa britânica Allotrope Energy afirma ter desenvolvido uma nova geração de supercapacitores com densidade de energia superior às baterias de iões de lítio atualmente em uso

Automonitor
Novembro 7, 2025
11:46

Apesar das dificuldades enfrentadas pela indústria dos veículos elétricos, a inovação tecnológica não abranda. Marcas e empresas especializadas continuam a procurar formas de aumentar a eficiência energética e o armazenamento de energia. Uma das soluções mais promissoras surge agora através dos supercapacitores — dispositivos capazes de armazenar e libertar energia elétrica muito mais rapidamente do que as baterias convencionais.

Segundo o site ‘Motor1’, a empresa britânica Allotrope Energy afirma ter desenvolvido uma nova geração de supercapacitores com densidade de energia superior às baterias de iões de lítio atualmente em uso. Estes componentes podem representar um avanço significativo para os veículos híbridos, ao oferecerem maior potência instantânea e uma recuperação de energia muito mais rápida.

Tecnologia limpa e leve feita a partir de resíduos do papel

A chave desta inovação está num material batizado de Lignavolt, um carbono nanoporoso produzido de forma sustentável. A Allotrope Energy obtém o Lignavolt a partir da lignina, um subproduto do processo de fabrico do papel — o que elimina a necessidade de recorrer a metais raros ou componentes dispendiosos.

De acordo com a empresa, um supercapacitor ativado por Lignavolt consegue armazenar e libertar toda a energia disponível em apenas seis segundos de travagem. Uma bateria de iões de lítio capaz de igualar esse desempenho teria o tamanho e o peso de uma pasta e custaria quase dois mil dólares.

Em contraste, o supercapacitor Lignavolt pesa apenas 4 quilos, tem dimensões semelhantes a uma caixa de sapatos e um custo aproximado de 100 dólares. Além disso, é muito menos sensível à temperatura, dispensando sistemas complexos de arrefecimento e aquecimento — um dos principais desafios dos veículos elétricos.

Desempenho consistente e impacto direto nos híbridos

Outra vantagem destacada pela Allotrope Energy é a durabilidade: ao contrário das baterias tradicionais, o supercapacitor não se degrada com o tempo, mantendo um desempenho constante ao longo da sua vida útil.

No entanto, o ‘Motor1’ recorda que o uso deste tipo de tecnologia tem limitações. Os supercapacitores acumulam e libertam carga demasiado rapidamente para serem utilizados em veículos 100% elétricos. O seu potencial máximo é atingido em sistemas híbridos, onde podem fornecer picos de energia instantânea em aceleração ou travagem regenerativa.

A Allotrope Energy garante que um supercapacitor Lignavolt de 4 quilos pode duplicar a potência de um SUV familiar de médio porte, combinando sustentabilidade, eficiência e custo reduzido — uma promessa que poderá redefinir o futuro dos híbridos e marcar um novo capítulo na transição energética automóvel.

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