Plataforma de sustentabilidade portuguesa AYR vence o New European Bahaus

A plataforma de sustentabilidade AYR, do CEiiA, venceu o prémio New European Bauhaus, na categoria de Produtos e Estilo de Vida.

A distinção foi anunciada esta quinta-feira pela Comissão Europeia, através das Comissária para a Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude – Mariya Gabriel e da Comissária para a Coesão e Reformas – Elisa Ferreira.

“O AYR é um dos projetos mais desafiantes e transformacionais da história do CEIIA. É um projeto pensado a partir das pessoas e em que a tecnologia é apenas o meio para que o cidadão possa participar de forma proactiva na descarbonização das cidades”, afirmou o CEO do CEiiA, José Rui Felizardo.

A plataforma AYRA, que foi desenvolvida pelo centro de engenharia de Matosinhos, foi selecionada entre 2.000 projetos por um grupo de 80 jurados de vários setores e países da União Europeia.

“É um projeto que envolve várias gerações, começando por aqueles que se sentam no banco da escola e com quem o CEiiA teve o privilégio de colaborar nos últimos dois anos. É um projeto concebido e testado em ambiente real, na nossa cidade de Matosinhos e que foi inspiracional para o desenvolvimento de produtos ciber-fisicos numa nova dimensão estética na mobilidade”, explicou ainda o executivo.

O prémio atribuído ao CEiiA, que soma mais de 15 anos de trabalho na área da mobilidade, foi entregue hoje, quinta-feira, em Bruxelas.

“Ao criar pontes entre ciência e inovação e arte e cultura e ao adotar uma abordagem holística, o Novo Bauhaus Europeu desenvolverá soluções não só sustentáveis e inovadoras, mas também acessíveis e enriquecedoras para todos. Estes projetos vencedores incorporam este novo espírito do Novo Bauhaus Europeu”, considerou Mariya Gabriel, Comissária para a Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude.

Ler Mais


Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.