Petição para demitir Truss e convocar eleições antecipadas no Reino Unido junta meio milhão de assinaturas

Pedido vai ser analisado no parlamento inglês. Peticionantes aguardam por uma data para o debate ser agendado.

Pedro Zagacho Gonçalves

Uma petição que exige a convocação de eleições gerais antecipadas no Reino Unido, para fazer cair o governo recém-eleito liderado por Liz Truss, conseguiu reunir mais de meio milhão de assinaturas. O Parlamento inglês analisa e discute todas as petições que atinjam as 100 mil assinaturas, pelo que o tema vai mesmo ser debatido.

A petição em causa atinge a marca das 500 mil assinaturas precisamente numa semana pouco fácil para a primeira-ministra inglesa. Truss tem sido duramente criticada, pela oposição e pelo próprio partido. Se, por um lado recusar confirmar um aumento dos apoios do estado às famílias face à inflação e o aumento dos subsídios de assistência social, por outro a governante também recusou um aumento dos impostos para os mais ricos.

Ainda, e antes da petição ser lançada, foi apresentado o mini-orçamento do governo de Truss, que resultou numa queda recorde da libra esterlina face ao dólar e motivou intervenção do Fundo Monetário Internacional e do Banco de Inglaterra – dando origem a novo coro de críticas à primeira-ministra.

“O caos que engole este governo não tem precedentes. Há guerra na Ucrânia, O Protocolo da Irlanda do Norte aumentou os danos na nossa relação com a Europa, a recessão ameaça-nos, o Reino Unido pode deixar de existir, com a Escócia a procurar a independência. Este é o maior grupo de desafios que vimos nas nossas vidas”, justifica o organizador da petição que pretende derrubar Liz Truss do governo.

Segundo o The Independent, os peticionantes só estão à espera da data para agendar o debate sobre o tema no parlamento.

Continue a ler após a publicidade
Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.