Pessoas que usam óculos com risco três vezes mais baixo de contrair covid-19, aponta estudo

Pessoas que utilizam óculos apresentam um rico duas a três vezes mais baixo de serem infetadas com COVID-19, de acordo um novo estudo, publicado no medRxiv e citado pelo ‘Ny Post’.

A equipa de investigadores analisou 304 pacientes que usam óculos habitualmente e comparou-os com a população em geral. “O estudo mostrou que o risco de COVID foi duas a três vezes menor na população que usa óculos do que na população que não usa”, disse Amit Kumar Saxena, principal autor da pesquisa.

“O papel protetor dos óculos foi considerado estatisticamente significativo, se estes forem usados ​​por um longo período de tempo, durante o dia”, afirmou o responsável acrescentando: “Tocar e esfregar os olhos com as mãos contaminadas pode ser uma via significativa de infeção.”

Os investigadores disseram ainda, no relatório publicado, que as pessoas tocam no rosto uma média de 23 vezes por hora e nos olhos, uma média de três vezes por hora. “A quantidade de vezes que tocamos no nariz e na boca pode ser significativamente reduzida com o uso adequado de uma máscara”, dizem os investigadores.

“Mas esse uso não protege os olhos”, ressalvam sublinhando que “o ducto nasolacrimal pode ser uma rota de transmissão do vírus do saco conjuntival para a nasofaringe”, causando a infeção. A pesquisa mostrou também que um total de 58 pacientes usava óculos continuamente durante o dia e durante as atividades ao ar livre.


Comentários
Loading...