Pelo menos 79 estudantes do ensino primário foram envenenados na província afegã de Daikundi, no centro do Afeganistão, confirmaram esta sexta-feira os responsáveis locais talibãs, que anunciaram uma investigação sobre o ataque.
O incidente ocorreu na escola feminina de Tamran, no município de Kiti, segundo revelaram fontes locais à agência de notícias ‘Afghan Pahjwok’ e ao portal ‘Afeganistão Internacional’, que elevou o número de vítimas para 85, com três professores também afetados.
Todas as meninas eram estudantes do 3 e 4º anos, com idades entre os 8 e 10 anos, que sofreram graves problemas respiratórios: desde quinta-feira que recebem atendimento médico de emergência nos hospitais da região, onde estão praticamente fechadas e sem oxigénio.
Não é o primeiro incidente do género no país: em junho último, uma escola da província de Sar e Pol afetou uma centena de raparigas, após ataques semelhantes em Tajar, Bamiya ou Cabul, alegadamente perpetrados por islamistas contrários à escolarização parcial das mulheres.
Recorde-se que as autoridades talibãs permitem o ensino primário às mulheres, mas proibiram o acesso ao ensino superior.














