Parlamento Europeu insiste em carregador comum para todos os telemóveis

A medida surgiu após um debate no Parlamento Europeu, o Comissário Maros Sefcovic enfatizou perante a Comissão Europeia, a importância de existir uma «harmonização dos carregadores móveis», considerando a mesma uma abordagem legislativa.

Este incentivo pretende levar a UE a criar uma nova lei que obrigue as empresas a produzir uma entrada de carregamento móvel comum, com o objectivo de facilitar a utilização dos consumidores e também reduzir a necessidade de comprar vários carregadores, diminuindo o lixo.

Em junho de 2009, os 14 principais fabricantes de telefones acordaram padronizar os carregadores, para que todos se pudessem ligar aos computadores, contudo o acordo expirou e actualmente existem três modelos de entradas de carregamento Lightning, USB 2.0 Micro B e USB-C, ao invés dos 30 que existiam no passado.

No entanto, a Comissária Petra De Sutter afirmou no debate que «não podemos permitir que os interesses de benefícios privados anulem os interesses das pessoas e do planeta. É necessário encontrar uma solução sustentável o mais rápido possível. Já perdemos muito tempo», disse citada pelo elEconomista.

A Apple não concorda com a medida afirmando que a existência de um carregador comum iria «desacelerar a inovação», sendo simultaneamente uma proposta negativa para o ambiente.

pub

Comentários
Loading...