Papa Leão XIV regressa de férias e retoma hoje audiências gerais

Primeira audiência decorre esta manhã na Praça de São Pedro. Pontífice regressa ao Vaticano antes de celebrar a Assunção em Castel Gandolfo. Fim de semana será marcado pelos eventos do Jubileu dos Jovens, que reunirá milhares em Roma.

Pedro Gonçalves
Julho 30, 2025
8:00

Após uma pausa estival que se prolongou por mais de um mês, o Papa Leão XIV retoma esta quarta-feira as Audiências Gerais, um dos momentos mais simbólicos do contacto do Pontífice com os fiéis. A última audiência pública do Papa antes do seu habitual período de descanso teve lugar a 25 de junho, na Praça de São Pedro, no Vaticano.

Durante as últimas semanas, Leão XIV retirou-se para Castel Gandolfo, a residência papal de verão nos arredores de Roma, para um período de repouso e oração. No entanto, o regresso ao Vaticano será breve. O Papa voltará a deslocar-se a Castel Gandolfo a 15 de agosto, data em que celebrará a missa da Solenidade da Assunção da Bem-Aventurada Virgem Maria, presidindo ainda à oração do Angelus na Praça da Liberdade. No domingo seguinte, 17 de agosto, também ali conduzirá novamente a oração mariana, regressando ao Vaticano na tarde do mesmo dia.

Para além do regresso das audiências semanais, o calendário pontifício prevê já para este fim de semana um dos eventos centrais do Jubileu dos Jovens, inserido no programa jubilar promovido pela Santa Sé ao longo de 2025.

Milhares de jovens oriundos de vários continentes estão a caminho de Roma para participar neste encontro espiritual e festivo com o Santo Padre. O ponto alto terá lugar no sábado, 2 de agosto, em Tor Vergata, um vasto campo situado nos arredores da capital italiana, onde há 25 anos decorreu a histórica vigília presidida por São João Paulo II durante a Jornada Mundial da Juventude de 2000.

Leão XIV regressará a esse local simbólico no sábado à noite para presidir à vigília de oração com os jovens, marcada para as 20h30 (hora local). A cerimónia incluirá momentos de música, testemunhos e partilha, em ambiente de comunhão espiritual.

No domingo, 3 de agosto, às 9h locais (5h em Lisboa), o Papa celebrará a missa com os jovens em Tor Vergata, encerrando o encontro jubilar. Às 12h, rezará novamente o Angelus, desta vez acompanhado pelas milhares de pessoas presentes no recinto.

A celebração da Eucaristia será transmitida com comentários em português, permitindo que os fiéis lusófonos de todo o mundo acompanhem em direto os momentos mais relevantes deste encontro especial.

O Vaticano não esconde o simbolismo deste evento: é a primeira grande reunião internacional de juventude organizada sob o pontificado de Leão XIV, e representa um dos marcos do Jubileu de 2025, que tem mobilizado milhões de peregrinos rumo à Cidade Eterna ao longo do ano.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.