Pandemia acelera digitalização do serviço público. 92% das autarquias privilegia canais online

A maioria das autarquias em Portugal aderiu massivamente aos canais digitais (92,2%) e passou a comunicar mais em tempos da covid-19 (60%), realizando um trabalho mais proativo (77%) do que reativo, segundo apurou o primeiro estudo sobre o impacto da Covid-19 nas Autarquias Portuguesas, do grupo YoungNetwork.

Este estudo, “Covid-19: The Day After Survey Autarquias” explora também a implementação do modelo de teletrabalho em resposta à necessidade de isolamento, revelando uma forte adesão (74%) e que os municípios se sentem preparados para esta mudança (78,9%).

O balanço do teletrabalho é globalmente positivo: 62,2% dos respondentes considera que os resultados de trabalho não foram afetados e são iguais ao momento pré-surto, e 15,6% que foram ainda melhores. Apenas 21,1% considerou que a instituição não estava preparada para esta metodologia.

No que diz respeito à comunicação durante a epidemia, 60% das autarquias acredita que passou a comunicar mais e as ferramentas digitais lideraram nessa forma de comunicar (92,2% face a 1,1% que preferiu as Relações Públicas, por exemplo), o que revela uma crescente digitalização destas entidades públicas. Entre as redes sociais, o Facebook foi a via de contacto preferencial dos cidadãos para obter respostas (64%).

Geograficamente, 91% dos municípios da região norte recorreram ao telefone e ao e-mail, e na região sul o endereço eletrónico dominou as interações com os cidadãos locais (93%) seguido pelo Facebook (79%). Na Região Centro, 94% da comunicação foi por via digital.

Das 88% de autarquias que admite a crise ter afetado os orçamentos previamente aprovados, 75% considera que existe uma transferência direta das rubricas de ações canceladas (festas, concertos, outras) para campanhas ou apoios no âmbito da pandemia.

“Nunca os Organismos Públicos comunicaram tanto, de forma tão urgente, e nunca como antes estiveram tão na ordem do dia como hoje. Este estudo mostra que o setor público tem feito esforços para acompanhar a transformação digital, adaptando estratégias e criando soluções numa era crítica”, refere João Santos, COO do grupo de comunicação e especialista em comunicação política e public affairs.

“Otimizar a comunicação das Autarquias é contribuir para salvar mais vidas, hoje com a COVID-19, amanhã com os incêndios ou outros flagelos que nos possam afetar. Por ser completo e tocar em várias áreas, este estudo é sem dúvida uma ferramenta útil para a tomada de novas decisões”, acrescenta o responsável.

A recolha dos dados foi feita através de um inquérito online, anónimo, com respostas fechadas, entre os dias 29 de abril e 29 de maio, a um universo de 308 autarquias de todo o território nacional considerando-se 90 respostas válidas.

Ler Mais
pub

Comentários
Loading...