País mais rico da Europa procura portugueses e oferece habitação gratuita e salários de 8 mil euros

Este microestado destaca-se não só pela sua impressionante paisagem, mas também pela sua economia robusta, refletida num dos maiores PIB per capita do mundo. Este sucesso é atribuído em grande parte à sua política fiscal favorável, com uma taxa de imposto sobre o rendimento de 12,5% e uma taxa geral de IVA de 8,1%

Executive Digest
Outubro 19, 2025
10:00

O Liechtenstein, país europeu localizado nos Alpes e um dos mais ricos do mundo, está à procura de trabalhadores através do EURES (Serviços Europeus de Emprego). O portal publicou mais de 50 vagas de emprego a que os portugueses se podem candidatar, desde que cumpram os requisitos e possuam autorização de residência.

Este microestado destaca-se não só pela sua impressionante paisagem, mas também pela sua economia robusta, refletida num dos maiores PIB per capita do mundo. Este sucesso é atribuído em grande parte à sua política fiscal favorável, com uma taxa de imposto sobre o rendimento de 12,5% e uma taxa geral de IVA de 8,1%.

A este cenário fiscal, somam-se os salários. O salário médio no Liechtenstein ronda os 6.800 CHF (francos suíços) brutos por mês (aproximadamente 7.150 euros). Enquanto os salários mais modestos rondam os 2.500 CHF (aproximadamente 2.630 euros), os profissionais mais qualificados e responsáveis ​​podem alcançar salários superiores a 10.000 CHF (aproximadamente 10.500 euros) por mês.

Os cargos mais bem remunerados são o de diretor geral, diretor de TI e gestor de call center, com salários de 16.740 francos suíços (aproximadamente 15.227,40 euros), 14.328 francos suíços (aproximadamente 13.042,08 euros) e 14.207 francos suíços (aproximadamente 12.948,37 euros), respetivamente.

Por outro lado, os cargos com menor remuneração são os de auxiliar de creche, conselheiro social e alfaiate/costureiro, com salários de 2.224 francos suíços (aproximadamente 2.024,64€), 2.564 francos suíços (aproximadamente 2.332,24 euros) e 2.585 francos suíços (aproximadamente 2.351,35 euros).

Como trabalhar no Liechtenstein

Para trabalhar no Liechtenstein, saber alemão, a língua nativa do país, é altamente recomendável, embora não seja obrigatório. No entanto, isto não abrirá muitas oportunidades de emprego. Todas as vagas são publicadas no portal da Rede EURES. Eis algumas das últimas ofertas de emprego:

– Casal procura trabalho a tempo inteiro em serviços domésticos . Contrato permanente com prestações sociais. Alojamento gratuito disponível. Experiência prévia ou formação em manutenção doméstica e conhecimentos de alemão são necessários.
– Empregada doméstica a tempo inteiro. Contrato permanente com benefícios e salário acima da média. Experiência prévia ou formação em trabalho doméstico e conhecimentos de alemão são necessários.
– Operador de máquina e forno de tratamento de superfícies a tempo inteiro. Contrato temporário.
– Trabalhador de montagem a tempo inteiro. Contrato 100% temporário. Salário baseado na experiência e formação.
– Equipa a tempo inteiro disponível para trabalho em Logística. Contrato 100% temporário. Salário baseado na experiência e formação.
– Empregada doméstica para trabalhar numa casa residencial. Oferecem alojamento (não especificado se está incluído), salário acima da média e benefícios sociais.
– Barbeiro a tempo inteiro. Oferecem um contrato estável numa barbearia premium com um salário competitivo e boas condições de trabalho.

Como trabalhar no Liechtenstein

Embora o Liechtenstein não faça parte da União Europeia, pertence ao Espaço Económico Europeu. O site do Ministério do Trabalho e Economia Social informa que é necessária uma autorização de residência, uma vez que não existe livre circulação de trabalhadores. O Liechtenstein oferece as seguintes autorizações:

– Permissão de curta duração (L): para trabalho com duração até 12 meses, renovável em casos excecionais.
– Autorização de residência (B): para estadias superiores a 12 meses, renovável de cinco em cinco anos.
– Autorização de residência permanente: após cinco anos de residência contínua.
– Autorização de estabelecimento (C): após 10 anos de residência.
– Permissão de passagem de fronteira: para quem vive num país vizinho e trabalha no Liechtenstein.

As principais vantagens de trabalhar neste país, para além dos salários mais elevados, são a sua economia forte e estável. O país conta ainda com um dos melhores sistemas de saúde e de educação.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.