Depois de um fim de semana com uma mudança substancial no estado do tempo em Portugal, o que pode esperar esta semana? De acordo com o IPMA, esta segunda-feira conte com “céu pouco nublado ou limpo, aumentando temporariamente de nebulosidade no extremo norte” e “vento fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante norte, soprando moderado a forte (30 a 40 km/h) e por vezes com rajadas até 60 km/h, na faixa costeira ocidental, e nas terras altas até meio da manhã e a partir do final da tarde”. Por último, uma “pequena descida da temperatura mínima nas regiões Centro e Sul”.
Na semana em que se inicia o outono, é expectável que os próximos dias sejam marcadas pela estabilidade, com as temperaturas a continuarem a sua trajetória descendente, em particular as mínimos no Interior Norte e Centro. No entanto, indicou o site ‘Luso Meteo’, o tempo estará algo “bipolar”. Algum frio, particularmente noturno, esta semana, provavelmente até com geadas, mas com tempo geralmente seco. Isto deve-se a uma situação de bloqueio, com um regime atmosférico caracterizado por altas pressões em evolução para Norte.
Aquilo que será mais notório será, sem dúvida, a descida de temperatura, potencialmente superior a 10 graus em alguns locais, isto pelo menos durante 3 a 4 dias – levando a que as mínimas, particularmente na região Norte, registem valores perto\inferiores a 0 graus pela primeira vez, particularmente nos dias 23 e 24 segundo as previsões atuais, e com a formação de geadas.
As tardes são, no entanto, ainda agradáveis – não se podem considerar frio. Se se confirmar o fluxo leste, nas praias Ocidentais até estará tempo melhor do que se tem registado, mais quentinho durante a tarde, com pouco vento e muito sol!
E onde chega a ‘bipolaridade’? Um provável ciclone tropical vai baralhar ainda mais as contas a partir de quarta-feira: ou seja, não guarde a roupa de verão, pois ainda é possível que o calor regresse, embora esteja muito dependente da evolução desta perturbação.
Por último, a chuva, que parece ser um cenário com pouca expressão nas previsões. Segundo o site ‘LusoMeteo’, até perto do final do mês pouco ou não choverá em Portugal.














