“Ouro líquido”: venda de leite materno nas redes sociais ganha adeptos em Portugal

Nos EUA, a taxa de amamentação é uma das mais baixas entre os países industrializados

Revista de Imprensa
Setembro 19, 2025
10:09

É uma nova tendência que começa a ganhar mercado em Portugal: a venda de leite materno nas redes sociais está em crescimento, sendo que um saco com 150 ml deste “ouro líquido” custa entre 3 e 5 euros nos EUA, dependendo das características da mãe, indicou a ‘TVI’: se é vacinada, se fuma, se faz exercício físico ou se toma café.

Nos EUA, a taxa de amamentação é uma das mais baixas entre os países industrializados. Para isso muito contribui o facto de o país não ter licença de maternidade paga obrigatória, razão pela qual a maioria das mulheres tem de regressar ao trabalho tão cedo quanto possível, o que dificulta a amamentação.

Segundo o canal televisivo, alimentar um bebé com este leite materno pode significar um encargo mensal na ordem dos 800 euros, sete vezes mais face ao preço do leite em latas de fórmula.

“É o alimento mais completo que existe, daí a nossa recomendação de leite materno exclusivo até aos seis meses. Tem benefícios que o leite fórmula não tem: para além dos macro-nutrientes essenciais, hormonas, células de defesa que nenhum leite de fórmula consegue oferecer”, referiu uma especialista à ‘TVI’.

Em Portugal, o preço pode ficar três vezes mais caro: um saco com 180 mil custa 15 euros.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.