Porto: O futuro do investimento na Europa
Por Manuel Machado Carneiro, General Manager do YOTEL Porto
A distinção atribuída pelo Financial Times ao Porto como um dos centros mais atrativos da Europa para investimento não acontece por acaso. Ao longo dos últimos anos, a cidade tem vindo a posicionar-se, de forma consistente e estratégica, como um importante polo de inovação, empreendedorismo e qualidade de vida, afirmando-se como um destino incontornável para investidores de todo o mundo.
A invicta é hoje uma cidade efervescente e atrativa para startups e grandes empresas tecnológicas. Com centros de investigação, incubadoras, aceleradoras de empresas e uma universidade de renome internacional, o Porto tem um ecossistema favorável à inovação e ao crescimento de novos negócios. A segunda cidade do país, é hoje palco de grandes eventos internacionais, como o Web Summit Roadshow ou o Porto Innovation Hub, que promovem a criação de sinergias e parcerias estratégicas entre os empresários locais e os investidores estrangeiros.
Programas como a ScaleUp Porto promovem a interação entre empreendedores e investidores, que nesta cidade encontram uma força de trabalho jovem, qualificada e flexível e uma comunidade comprometida com práticas sustentáveis e projetos sociais.
O Porto conseguiu construir uma identidade própria e conquistar a confiança dos investidores, através de um ambiente regulatório favorável aos negócios internacionais, incentivos fiscais e programas de financiamento atrativos para empresas estrangeiras, orientadas para investimentos sustentáveis e alinhados com as expetativas locais.
O Aeroporto Francisco Sá Carneiro, um dos melhores da Europa, garante ligações diretas a várias capitais, facilitando a mobilidade de empresários e profissionais. Complementado por uma rede de transportes eficaz e uma crescente digitalização dos serviços urbanos, a cidade é um exemplo de acessibilidade e conectividade.
Escolher o Porto não é apenas um investimento, é uma opção pela qualidade de vida. Com um custo de vida relativamente acessível – quando comparado com as outras cidades europeias – a invicta é um destino com um património histórico notável, com uma oferta gastronómica única e uma agenda cultural vibrante. A criatividade e a cultura são hoje motores económicos, atraindo investimento estrangeiro para setores como o design, a moda e a música.
Não admira, que o turismo seja um setor em forte expansão. O Porto tem investido em novas infraestruturas hoteleiras, na diversificação da oferta turística e na promoção de grandes eventos internacionais, sendo atualmente um destino de referência em viagens de negócios e lazer.
A distinção do Financial Times é uma confirmação: O Porto é futuro do investimento na Europa. Uma cidade que oferece oportunidades económicas robustas e um estilo de vida incomparável. Uma aposta segura.