Elétrico e ecológico: o turismo de amanhã começa hoje

Por João Guerra, Diretor de Marketing e Comunicação da Helexia

A mobilidade elétrica no setor do turismo não é apenas uma oportunidade, é uma necessidade estratégica para as empresas do setor que desejam destacar-se num mercado cada vez mais consciente e exigente. Esta transformação traz desafios, mas origina benefícios significativos tanto para os clientes, como para a sustentabilidade, reforçando a diferenciação e competitividade de quem decidir percorrer este caminho.

Segundo dados recentes da Associação de utilizadores de veículos elétricos (UVE), junho foi o melhor mês do ano de venda, em todas as categorias. Além desse registo é surpreendente frisar o seguinte facto: a meio do ano de 2024 venderam-se, praticamente, o mesmo número de veículos elétricos do que na totalidade do ano de 2022. O mercado mostra uma clara tendência de mudança. Esta transformação é um um reflexo da evolução do comportamento do consumidor em consonância com uma maior preocupação ambiental.

A adoção de VEs reflete uma mudança cultural que começa a ser profunda. Ao contrário dos veículos a combustão, que são reabastecidos em minutos em postos de gasolina, os VEs como requerem mais tempo, exigem um pouco de planeamento. O processo de “abastecimento” tipicamente é realizado em sintonia com outras tarefas diárias. Vou ms compras e aproveito para carregar o carro.

Deste modo, ao irem de férias, os condutores precisam de organizar as suas rotas conforme a disponibilidade de postos de carregamento, transformando o “abastecimento” numa atividade complementar ao seu quotidiano. Esta mudança desenha um novo perfil de viajante que valoriza ter infraestrutura de carregamento no sítio onde vai fazer turismo. É aqui que o setor hoteleiro pode ter um papel importante. Empreendimentos de alojamento que ofereçam estações de carregamento não só satisfarão a procura crescente, como também se destacarão no mercado pelo seu compromisso com a sustentabilidade.

Em época de férias, é comum ver filas de carros elétricos para carregar, especialmente em áreas turísticas onde a procura por estações de carregamento aumenta significativamente.

Os hotéis, enquanto peças fundamentais na indústria do turismo, têm uma oportunidade única de ajudar a mitigar este problema, ao mesmo tempo que oferecem um diferencial competitivo para atrair hóspedes.

O setor do turismo, especialmente em Portugal, é um dos pilares da economia e continua em plena expansão. Estando alinhados com a “Estratégia Turismo 2027”, que ambiciona posicionar Portugal como um dos destinos mais competitivos e sustentáveis do mundo, o setor do turismo encontra-se m beira de uma transformação sem precedentes. De forma a responder ao novo perfil de turista, que valoriza práticas sustentáveis e inovadoras, a mobilidade elétrica deixa de ser uma simples oportunidade, passando a ocupar um papel de destaque. Com a aposta certa, os hotéis podem melhorar a experiência dos hóspedes, e em paralelo fortalecer a sua posição como líderes em sustentabilidade e inovação.

Certamente será um futuro mais verde e próspero para todos.

Ler Mais

Comentários
Loading...