Comprar usado: poupar a carteira e o ambiente
Por Sara Van-Deste, Head of Special Projects da Wallapop
Nos dias de hoje, os telemóveis são uma necessidade para a maioria das pessoas. Desde a sua introdução no mercado, têm evoluído rapidamente, com novas atualizações e modelos lançados regularmente. No entanto, o consumo excessivo de novos aparelhos eletrónicos tem um grande impacto ambiental. Felizmente, há uma alternativa mais sustentável: a compra de telemóveis reutilizados.
Ao comprar um telemóvel que não é novo, estamos a contribuir para a redução do desperdício eletrónico. Através deste ato, podemos poupar até 673 litros de água, o que é equivalente ao que um adulto bebe durante 14 meses. Além disto, podemos também poupar 53,6 kg de emissões de CO2, que é o mesmo que o consumo por passageiro num voo entre Lisboa e Faro. Estes são os dados de um estudo levado a cabo pela Wallapop, a propósito dos seus 10 anos, para medir a poupança realizada com a compra de artigos reutilizados na plataforma.
Já segundo o relatório da Global E-waste Monitor (UNITAR), são gerados cerca de 50 milhões de toneladas de resíduos eletrónicos todos os anos, dos quais, em 2019, apenas 17,4% foram recolhidos e reciclados corretamente. A maioria dos resíduos eletrónicos é enviada para aterros ou para países em desenvolvimento, onde são tratados de forma inadequada, o que pode levar à poluição do solo e da água, bem como à exposição de pessoas a substâncias tóxicas.
Ao reutilizar, estamos também a prolongar a vida útil do produto e a reduzir a necessidade de fabricar novos aparelhos. Isto significa que estamos a reduzir a procura de matérias-primas e energia necessárias para a produção de novos telemóveis, bem como as emissões de gases de efeito estufa associadas a esta produção. Também estamos a contribuir para a redução do número de telemóveis que acabam em aterros sanitários, onde podem levar centenas de anos a decompor.
Em 2022, a compra de telemóveis usados na Wallapop resultou numa poupança de mais de 12 mil toneladas de emissões de CO2, o que teria uma equivalência a mais de 5 milhões de kms percorridos num comboio de alta velocidade. Para além do mais, permitiu poupar mais de 156 mil litros de água, o equivalente à água consumida por uma pessoa durante 3000 anos.
Além disso, ao utilizar plataformas de produtos reutilizados, em vez de recorrer a encontros face-to-face entre comprador/vendedor estamos a contribuir para uma menor emissão de poluentes. O principal factor deve-se ao uso de carros particulares para se deslocarem e efetuarem a compra/venda. Este nível de emissões é 15 vezes maior do que utilizando a possibilidade de envios de uma plataformas de produtos reutilizados.
Ao comprar um telemóvel usado estamos a economizar dinheiro. Os telemóveis novos muitas vezes são caros e não têm uma vida útil tão longa quanto se esperaria. Comprar um telemóvel usado é uma forma mais económica de ter um aparelho funcional e atualizado, sem gastar tanto dinheiro e tantos recursos do planeta.
A compra de telemóveis reutilizados, e de produtos reutilizados em geral, é uma alternativa mais sustentável do que comprar sempre artigos novos. Ao fazer esta escolha, estamos a reduzir o desperdício eletrónico, a diminuir a procura por matérias-primas e energia, a economizar dinheiro e a contribuir para um mundo mais justo e sustentável.