Como será o futuro do ecommerce?

Por Rodolfo Luis Pereira, Enterprise Solutions Director na Noesis 

Atualmente olhamos para o ecommerce como uma força crescente na economia moderna. Enquanto que a popularização do comércio digital crescia ligeiramente antes de 2020, a pandemia da Covid-19 tratou de acelerar esse processo de forma exponencial. Estima-se que entre 2020 e 2021 foram adicionados mais de 218,53 mil milhões de dólares às vendas de ecommerce apenas nos Estados Unidos. Só em 2021, as vendas de comércio digital atingiram um total de 870,78 mil milhões de dólares. Este foi um número que os economistas previram que não seria possível de atingir antes de 2023. No total, quase 4,9 triliões de dólares foram gastos em ecommerce por todo o mundo em 2021.

O comércio digital continua a provar ser uma força lucrativa e vital para o futuro da economia, mas os setores que não se estão a adaptar já estão a ser afetados. O ecommerce é uma indústria que está em constante mudança, na medida em que as tendências estão constantemente a mudar, numa tentativa de moldar a forma como as pessoas em cada canto do mundo compram produtos online. Se compreendermos estas tendências e percebemos para onde é que se dirigem, podemos preparar melhor os negócios para um futuro de sucesso.

O foco primordial quando falamos em ecommerce, nos dias de hoje, diz respeito ao número crescente de pessoas envolvidas em processos de compras online. Mais envolvimento significa maior número de potenciais clientes e uma base mais diversificada de clientes com interesses e necessidades especificas. Isto cria muitas oportunidades para marcas e empresas que se procuram envolver com o comércio digital.

A utilização da inteligência artificial (IA) para melhorar a experiência de compra dos utilizadores tornou-se também parte integrante das estratégias de ecommerce. Ao comprar e recolher dados, as empresas podem adaptar a experiência de compra a utilizadores individuais, fornecendo-lhes sugestões de produtos que satisfaçam as suas preferências e históricos de compras. As capacidades analíticas cada vez mais evoluídas, tornaram também esta tarefa ainda mais fácil de gerir e mais acessível às empresas que estão dispostas a investir em tecnologia.

Além disso, o mcommerce é outro tema relevante na indústria do comércio digital. Conhecido também como comércio móvel, o mcommerce diz respeito à utilização de plataformas de comunicação social para publicitar e vender produtos. Este é um subconjunto do comércio digital e tem vindo a crescer em popularidade juntamente com os próprios meios de comunicação social.

A importância do ecommerce para a economia global é inegável, assim como a necessidade de as empresas se adaptarem às suas tendências para manterem o apoio ao cliente e atingirem novos patamares de sucesso. Enquanto as grandes empresas beneficiam de novas tecnologias, um dos benefícios do comércio digital moderno é a sua força como um equalizador. Startups, pequenas empresas – todas elas estão a ganhar uma vantagem competitiva que simplesmente não era viável há uma década.

Os pequenos obstáculos à entrada e os custos operacionais acessíveis tornam as ferramentas do ecommerce acessíveis a quase todos. Se existir uma compreensão do mercado e das tendências, temos facilmente uma fórmula para o sucesso.

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