Caso venha a ser necessário, as operadoras Meo, Nos e Vodafone já podem inibir a exibição de serviços como videoclubes, plataformas de vídeo, como Youtube, ou Netflix, e videojogos, avança o “Jornal de Negócios”.
O diploma publicado na segunda-feira, que estabelece as medidas excepcionais e temporárias que vigoram durante o Estado de Emergência no campo das comunicações electrónicas, abre essa porta, caso se verifique que há necessidade de responder a determinados serviços e agentes, nomeadamente ligados à saúde e emergência.
Desta forma, os operadores podem fazer algo que, em tempos normais, estariam impedidos: definir prioridades para os utilizadores acederem. Ou seja, isto não quer dizer que as operadoras vão cortar nos serviços.
Recorde-se que a Netflix, o Facebook e o Youtube comprometeram-se a reduzir a a qualidade dos serviços, para evitar o congestionamento do serviço na União Europeia, numa altura de maior procura devido ao isolamento na Europa devido à Covid-19.













