OPEP vai aumentar produção em 500 mil barris por dia em janeiro

Os membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e os seus aliados independentes, liderados pela Rússia, acordaram hoje aumentar a produção em 500 mil barris por dia em janeiro.

“Foi decidido aumentar a oferta de petróleo em janeiro de 2021. No total, o aumento de produção da OPEP e aliados [OPEP+] será de 500 mil barris por dia”, avançou o Ministério da Energia do Cazaquistão, um dos membros da organização, citado pela Agência France Presse (AFP).

A decisão também já foi confirmada, em comunicado, pela OPEP.

Desde agosto e até ao final do ano está em vigor um corte de 7,7 milhões de barris diários.

Alguns países, como a Rússia, já tinham manifestado a vontade de aumentar gradualmente a produção a partir de janeiro, enquanto outros preferiam prolongar o atual corte.

As reuniões para determinar o aumento da produção ou a manutenção dos cortes em 2021 estavam marcadas para a passada terça-feira, mas foram adiadas por dois dias para dar mais tempo às negociações, face às divergências verificadas no grupo.

No início de novembro, OPEP calculou que o colapso do consumo mundial de petróleo provocado pela crise da covid-19 será de 9,75 milhões de barris por dia.

Ler Mais

Comentários
Loading...