OMS deixa aviso urgente a todos os países sobre o coronavírus

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde, Tedros Adhanom, fez um apelo urgente a todos os países para que preparem uma resposta ao novo coronavírus, devido aos novos casos registados sem ligações claras.

Na conta do Twitter, o diretor da OMS afirmou que têm surgido novos casos de pessoas infetadas que não tiveram contacto com casos confirmados, nem viajaram para a China.

“O número total de casos fora da China mantém-se relativamente baixo, mas estamos preocupados com o número de casos sem ligação epidemiológica clara, como sejam antecedentes de viagens [a zonas afetadas] ou contactos com casos confirmados”, disse em conferência de imprensa Tedros Adhanom Ghebreyesus, em Genebra.

Tedros Adhanom reforçou a necessidade de evitar que o vírus mortal chegue a países com sistemas de saúde mais fracos.

Foi confirmada em Itália a terceira morte devido ao coronavírus em menos de 24 horas e, no Irão, já foi anunciada a quinta morte em três dias.

Por enquanto, Itália é o país europeu mais atingido pela epidemia. No entanto, a OMS manifestou principal preocupação com o surto no Irão, onde o número de casos tem progredido rapidamente.

Tedros Adhanom alertou ainda para a ameaça que o alastrar da epidemia significa para a estabilidade do mundo inteiro.

O novo coronavírus detetado no final de dezembro na China já infetou mais de 76 mil pessoas e provocou a morte a pelo menos 2.247. Há 45 casos de infeção registados em países europeus, mas Portugal ainda não teve nenhum caso confirmado.

Permanece desconhecida a origem exata do surto e os cientistas e investigadores estão também a trabalhar na criação de uma vacina e de medicamentos específicos para a nova doença, que pode causar pneumonia.

Ler Mais
Artigos relacionados

Exclusivo MIT - Massachusetts Institute of Technology

Dormir. Factor determinante no desempenho profissional?

Pesquisas mostram que a falta de sono tem várias consequências que podem afectar negativamente o desempenho profissional. Então por que razão tantos locais de trabalho modernos condenam práticas que não ajudam a bons horários de sono?
Comentários
Loading...

Multipublicações