Olhe para o céu por volta das 20 horas: hoje é o último eclipse solar de 2025. Saiba os melhores sítios do país para ver

O eclipse começará no oceano Pacífico às 18h29 (hora de Lisboa) e terminará às 00h53 do dia seguinte na Antártida. Ou seja, terá uma duração de 264 minutos, mas o tempo durante o qual poderá ser observado em cada lugar do mundo será muito menor

Executive Digest
Setembro 21, 2025
10:00

Este domingo, vamos ter o último eclipse de 2025.

O eclipse começará no oceano Pacífico às 18h29 (hora de Lisboa) e terminará às 00h53 do dia seguinte na Antártida. Ou seja, terá uma duração de 264 minutos, mas o tempo durante o qual poderá ser observado em cada lugar do mundo será muito menor.

O eclipse solar será parcial. Durante este fenómeno, a Lua passa entre a Terra e o astro-rei, projetando a sua sombra sobre a superfície terrestre. A volta do satélite dura 29,5 dias. No entanto, como o plano em que orbita está inclinado 5º em relação ao planeta, o alinhamento não ocorre todos os meses.

O espetáculo deste domingo será o quarto de 2025. O primeiro eclipse do ano foi solar e parcial, ocorrido a 29 de março. Também houve dois eclipses lunares totais durante as noites de 14 de Março e 7 de setembro.

Neste domingo o disco solar não será coberto completamente, portanto, a Terra não ficará escura. A cobertura máxima será de 86% no meio do Pacífico, mas os melhores locais para observá-lo serão Invercargill, na Nova Zelândia, onde a Lua cobrirá 72% do Sol, e a estação italiana na Antártida, Mario Zucchelli (72%), de acordo com o site ‘Space.com’.

Após este eclipse solar, o próximo ocorrerá em 17 de fevereiro de 2026. Mais tarde, a 2 de março, haverá um eclipse lunar parcial, mas nenhum dos dois será visível de Portugal. O próximo grande eclipse que poderá ser observado em grande parte da Península Ibérica será em 12 de agosto.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.