Oito fragmentos de meteoritos já foram recolhidos em Portugal: 26 atingiram a Terra nas últimas décadas

Recorde-se que na noite deste sábado foi possível ver-se, em Portugal, um grande clarão de luz, depois de um meteoro, que atingiu a atmosfera a cerca de 161 mil quilómetros por hora e atravessou o país

Francisco Laranjeira
Maio 20, 2024
9:44

Já foram recolhidos em Portugal oito fragmentos de meteoritos, o último dos quais em Ourique, em 1998, com o maior deles a pesar pouco menos de cinco quilos.

Nas últimas décadas, houve pelo menos 26 meteoritos a atingir a superfície terrestre, refere a ‘CNN Portugal’: o maior dos quais, no último século, caiu na Rússia, na região de Cheliabinsk, em 2013, quando um asteroide de 17 metros de diâmetro e cerca de 10 toneladas atingiu a Terra: o impacto provocou 1.500 feridos e muitos estragos. Foi o maior evento desde Tunguska, também na Rússia, onde em 1908 um meteorito destruiu uma floresta de dois mil quilómetros quadrados.

Recorde-se que na noite deste sábado foi possível ver-se, em Portugal, um grande clarão de luz, depois de um meteoro, que atingiu a atmosfera a cerca de 161 mil quilómetros por hora e atravessou o país. De acordo com a maior parte dos relatos, entretanto partilhados nas redes sociais, o rasto de luz – umas vezes considerada esverdeado, outras mais azulado – que atravessou a atmosfera foi visível na maior parte do território continental nacional.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.