Um ruído quase impercetível no motor pode esconder uma falha grave, que o vai obrigar a uma conta ‘generosa’ na hora do arranjo: a correia de acessórios. De acordo com o jornal espanhol ‘El Economista’, muitas oficinas evitam alertar os condutores para esta manutenção. A substituição costuma custar entre 150 e 250 euros, mas pode prevenir danos muito mais caros no futuro.
É frequente ouvir um leve “tic-taque” vindo do motor. Embora possa parecer inofensivo, esse ruído pode indicar desgaste na correia de acessórios, que aciona alternador, bomba da água e direção assistida. Se falhar, pode provocar avarias com custos elevados.
A mudança da correia de acessórios não é uma intervenção dispendiosa, indicou a publicação do país vizinho, mas muitas oficinas não alertam os clientes por receio de perderem lucro. Os proprietários acabam por descobrir o problema quando já ocorreram as avarias secundárias.
A importância da substituição aos 80 000 km
Este componente deve ser trocado preventivamente por volta dos 80 000 km — ou conforme o estipulado no plano de manutenção do fabricante — para evitar falhas graves. Se partir durante a condução, pode danificar o alternador, provocar aquecimento excessivo do motor ou deixar-te imobilizado.
Mesmo sendo uma intervenção relativamente acessível, o custo da substituição pode atingir os 250 euros, valor bem menor do que os prejuízos gerados por uma avaria súbita. Em muitos casos, as próprias oficinas não informam o condutor por considerar que é um gasto que poderia ser evitado — uma prática criticada pelos especialistas.














