O que é “shrekking”? A nova tendência das aplicações de namoro tem perigos associados

Namorar ou encontrar um parceiro não é mais o que costumava ser: agora, em poucos clicks no smartphone, é possível encontrar dezenas de aplicações para todos os gostos

Executive Digest
Setembro 16, 2025
21:30

Namorar ou encontrar um parceiro não é mais o que costumava ser: agora, em poucos clicks no smartphone, é possível encontrar dezenas de aplicações para todos os gostos cujo objetivo primário é proporcionar uma plataforma para conhecer pessoas e, porque não, iniciar um relacionamento.

No entanto, apontou o tabloide britânico ‘Daily Mail’, há uma tendência a tornar-se crescentemente popular: o “shrekking”, cujo nome tem base numa homenagem ao ogre da popular franquia de filmes de animação ‘Shrek’. Uma rápida pesquisa no ‘TikTok’, ‘Instagram’ ou ‘X’ sugere que o termo está a ganhar popularidade.

E em que consiste? ‘Shrekking’ é definido como “namorar alguém menos atraente”. A ideia por trás do conceito de namoro é esquecer a aparência do seu parceiro e priorizar o que realmente importa, como personalidade, gentileza e comunicação.

Mas, embora possa parecer nobre e digno de aplausos à primeira vista, traz alguns riscos, como alertam alguns especialistas, que consideraram o ‘shrekking’ uma “armadilha”: “Pode-se pensar que está a jogar pelo seguro, mas na verdade está a enganar-se”, indicaram ao jornal britânico. “Chega sem nada a perder, pensando que nunca vão te abandonar, mas aqui está o problema: eles abandonam. Por quê? Porque controlar alguém não cria uma ligação, cria ressentimento.”

A terapeuta Rachel Maldonado disse que é tudo uma questão de “romance”. Numa publicação na rede social ‘X’, q especialista em Chicago disse que ‘shrekking’ significa simplesmente: “Você é atraente… eles não são. Então é melhor que te tratem bem!” A especialista destacou que o ‘shrekking’era nada mais era do que um cálculo do que se deseja versus o que se pode obter de um parceiro em troca. “Isso é romance, guys and dolls”, concluiu.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.