pub

O que devemos saber sobre as pessoas que não conhecemos

O livro “Falar com Desconhecidos” do jornalista Malcolm Gladwell, questiona a razão de tantos mal-entendidos. Porque é tão complicado apercebermos-mos de uma mentira, ler a expressão dos outros e perceber os seus motivos?

Lançado recentemente, o primeiro livro em seis anos de um dos autores mundiais mais vendidos da actualidade aborda, mais uma vez, assuntos controversos da actualidade: identidade, racismo e a qualidade dos media, por exemplo.

Algo errado se está a passar no mundo para avaliarmos mal os outros, sobretudo aqueles que não conhecemos. Essa falha conduz ao conflito e ao desentendimento e tem causado um impacto profundo nas nossas vidas e na sociedade.

Do simples acidente de trânsito que se transforma num conflito violento e na morte da condutora pela polícia, ao espião que passou décadas sem ser detectado no Pentágono, à condenação errada da norte-americana Amanda Knox em Itália pelo assassínio da colega de quarto, o autor questiona a razão de tantas confusões.

Percorrendo uma série de mal-entendidos – recorrendo a exemplos históricos, psicológicos e de condenações judiciais erróneas – Gladwell analisa o lado negro da humanidade em que os estranhos são sempre vistos como inimigos e os falsos julgamentos podem provocar consequências desastrosas, convidando o leitor a repensar os tempos estranhos em que vivemos. Como é que o investidor Bernie Madoff conseguiu enganar e mentir à elite americana burlando centenas de clientes antes de ser preso por fraude e depois de gastar as fortunas alheias? Que rumor provocou o suicídio da poetisa Sylvia Path?

Gladwell destrói ideias feitas e a maneira como relaciona ideias, teorias, personagens e histórias produz revelações surpreendentes sobre a vida quotidiana. Como é que Fidel Castro conseguiu enganar a CIA durante uma geração? Porque é que Neville Chamberlain pensou que podia confiar em Adolf Hitler? Porque é que os assédios sexuais estão a aumentar nas universidades norte-americanas? As sitcoms televisivas, como Friends, distorcem a forma como nos relacionamos com os outros porque apresentam atitudes que não são as que o ser humano tem na realidade?

Autor de cinco bestsellers A Chave do Sucesso, Blink, Outliers, O Que o Cão Viu e David & Golias, Malcolm Gladwell foi considerado uma das 100 pessoas mais influentes pela revista Time e um dos pensadores globais mais importantes pela Foreign Policy. Antes, foi repórter do Washington Post, onde trabalhou nas secções de negócios e de ciência, e depois chefiou a delegação do jornal em Nova Iorque. Licenciou‑se em História no Trinity College, da Universidade de Toronto. Gladwell nasceu em Inglaterra e cresceu no Ontário rural, no Canadá. Vive em Nova Iorque.

Ler Mais
pub

Comentários
Loading...