O negócio de petróleo do ano: consórcio fecha acordo de 20 mil milhões com gigante de Abu Dhabi

Um consórcio de seis investidores globais assinou um acordo de  20,7 mil milhões de dólares com a Companhia Nacional de Petróleo de Abu Dhabi (ADNOC), informou a empresa estatal de petróleo, esta terça-feira, citada pela ‘CNBC’.

Como parte do acordo, o grupo investirá 10,1 mil milhões para adquirir uma participação de 49% numa subsidiária recém-formada, a ADNOC Gas Pipeline Assets, com direitos de arrendamento de 38 gasodutos.

A ADNOC deterá uma participação maioritária de 51% e manterá a propriedade dos oleodutos, sendo que também vai gerir as operações e permanecerá responsável pelas despesas de capital.

Este é o maior investimento em infraestrutura de energia da região e o maior do mundo em 2020, segundo a Companhia Nacional de Petróleo de Abu Dhabi que acrescenta que a operação faz parte da sua estratégia para atrair capital estrangeiro e maximizar o valor de seus ativos.

As seis empresas envolvidas são Global a Infrastructure Partners, Brookfield Asset Management, fundo soberano de Cingapura GIC, Ontario Teachers ’Pension Plan Board, NH Investment & Securities e Snam.

“Estamos entusiasmados por concluir este acordo e, mais uma vez, fazer parceria com alguns dos principais investidores institucionais e de infraestrutura do mundo”, disse Sultan al-Jaber, diretor executivo do ADNOC Group e ministro de Estado dos Emirados Árabes Unidos.

″É de facto uma conquista enorme, especialmente devido ao atual ambiente económico e ambiente de negócios desafiador, e é uma prova de Abu Dhabi e da posição dos Emirados Árabes Unidos como um destino de investimento confiável, confiável e credível”, disse, à CNBC, Hadley Gamble.

Ler Mais
pub

Comentários
Loading...