Nem todos os países da Europa seguem ao mesmo ritmo no que diz respeito a medidas restritivas e prova disso é que o mapa da mobilidade nos países do velho continente está atualmente dividido em dois grupos: Locais onde as pessoas já circulam quase como antes da pandemia; e outros que estão a limitar os seus movimentos de forma muito mais restrita, com o grau de mobilidade a cerca de metade do que era em janeiro de 2020.
A conclusão é de uma análise do ‘El país’, com base em dados do Google, de milhões de dispositivos de geolocalização dos seus utilizadores. No primeiro grupo estão países como Espanha, França, Polónia e países escandinavos, onde a mobilidade já está perto dos níveis pré-pandémicos.
Por outro lado, em Portugal mas também em todo o Reino Unido, Itália, Grécia e em grande parte da Alemanha, o grau de mobilidade é praticamente metade do que era antes da pandemia.
O mapa, criado pelo jornal, mostra que Portugal está maioritariamente a vermelho, o que significa que faz parte dos países com a mobilidade mais distante dos níveis antes da pandemia de Covid-19. Ainda assim, algumas regiões já estão perto dos valores de janeiro do ano passado.
O distrito de Viseu é aquele que regista uma mobilidade mais alta, de cerca de 77% dos níveis «normais». Segue-se Vila Real (75%) e Bragança (70%).
A completar o top 5 estão Portalegre e Beja (para os quais ainda não há dados concretos disponíveis, mas que estão também numa cor mais clara).
Ao contrário do que seria de esperar, é nas grandes cidades que a mobilidade está mais longe da antiga normalidade, com a capital, Lisboa, a registar os valores mais baixos deste indicador (50% dos níveis normais). Segue-se Porto e Setúbal (ambos com 57%).
O mapa, a que se reportam os dados, mostra os movimentos dos habitantes de 800 regiões de 20 países europeus no final de março deste ano, de acordo com a análise do jornal espanhol, baseada em dados do Google, de milhões de dispositivos de geolocalização.

Os dados oferecidos pelo Google calculam a movimentação dos moradores de cada região a partir da localização dos seus telemóveis, classificando os movimentos em categorias. As percentagens acima descritas resultam da média de três viagens: trabalho, lazer e transportes.
A mobilidade é expressa em comparação com a normalidade do local: o valor 100 significa que as viagens são iguais às de janeiro de 2020 e um valor de 50, que os movimentos foram cortados pela metade.














