O maior parque eólico offshore do mundo vai alimentar 1 milhão de lares

Está quase pronto aquele que será o maior parque eólico offshore do mundo. Fica a 120 quilómetros da costa Este da Grã-Bretanha, na zona de Yorkshire, e deverá ter capacidade para produzir energia eléctrica suficiente para alimentar um milhão de lares.

A conclusão do projecto, designado Hornsea One, está prevista para 2020. Segundo a CNN, trata-se de uma iniciativa pioneira que demonstra uma das formas possíveis de combate às alterações climáticas a uma escala significativa: ao ocupar uma área superior ao tamanho das Maldivas ou de Malta, alberga 174 moinhos eólicos com 100 metros de altura.

A mesma publicação indica que uma única rotação das turbinas é suficiente para assegurar o consumo médio de uma casa durante um dia.

O Hornsea One está a ser construído pela empresa dinamarquesa Orsted, que já ergueu 25 parques eólicos offshore na Europa, Estados Unidos da América e Ásia. Até 2017, era conhecida como Danish Oil and Natural Gas, mas uma mudança na estratégia em direcção a alternativas mais verdes levou à adopção de uma nova designação.

Em cima da mesa está também a construção do Hornea Two, com capacidade para alimentar até 1,6 milhões de lares por ano. Uma versão 3.0 deverá ser capaz de produzir energia para dois milhões de casas.

Artigos relacionados
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Domino’s Pizza vai deixar quatro mercados europeus
Automonitor
História: O dia em que o Papamóvel foi salvo