Governos de todo o mundo perdem cerca de 360 mil milhões de euros por ano em impostos que deveriam ter recolhido ao tributar os lucros empresariais e a riqueza gerada nas suas jurisdições. O valor supera o total do PIB português ou finlandês e os culpados por estas perdas contam-se pelos dedos de uma mão, mostra o último relatório da Tax Justice Network (TJN).
Segundo o documento, citado pelo ‘elEconomista’, do total de perdas, cerca de 205 mil milhões de euros ficam pelo caminho porque as multinacionais transferem os seus lucros para paraísos fiscais com o objetivo de esconder os ganhos que efetivamente auferiram nos países em que operam e, portanto, pagam menos impostos do que deveriam.
A esse montante, devem ser adicionados mais 152 mil milhões que se perdem porque os milionários com grandes fortunas escondem bens e rendimentos não declarados no estrangeiro, fora do âmbito da lei, revela o TJN.
No que diz respeito aos lucros das empresas, segundo o TJN, há quatro países que, são responsáveis por mais de metade (55%) dos abusos fiscais a nível mundial: Reino Unido, Holanda, Luxemburgo e Suíça, o que fez com que este grupo fosse classificado como o «eixo da evasão fiscal».
O TJN revela que mais de 548 mil milhões de euros em lucros empresariais são transferidos para o «eixo da evasão fiscal» todos os anos, custando ao mundo cerca de 100 mil milhões em impostos perdidos por abuso fiscal. O «eixo da evasão fiscal» é responsável por 47% dos 205 mil milhões de dólares perdidos na arrecadação de impostos.
No entanto, se os prejuízos fiscais com a evasão fiscal privada forem incluídos, o «eixo da evasão fiscal» passa a ser responsável por 55% de todos os prejuízos fiscais sofridos pelos países ao redor do mundo, custando ao todo quase 198 mil milhões de euros em impostos perdido todos os anos.












