Promovido este fim de semana pelo Papa Francisco a cardeal, D. Américo Aguiar, bispo-auxiliar de Lisboa, está a caminho de suceder a D. Manuel clemente como cardeal patriarca de Lisboa.
A informação é adiantada pelo Diário de Notícias, que recorda que o atual bispo de Lisboa completa 75 anos no dia 16 d e julho, chegando à idade da aposentação. D. Manuel Clemente tem pressionado para ser imediatamente substituído, o que significa que ainda antes de começar a Jornada Mundial da Juventude, que decorre em Lisboa entre 1 e 6 de agosto, a capital terá um novo cardeal patriarca.
Américo Aguiar, agora indigitado cardeal, tem a nomeação oficial marcada para o Consistório de 30 se setembro, no Vaticano, preenchendo assim a condição de todos os bispos de lisboa: serem cardeais.
Ainda assim, a mudança não trará quaisquer problemas ou questões par o maio evento da Igreja Católica, que este ano tem lugar em Portugal, já que é Américo Aguiar quem tem encabeçado a organização da JMJ em Lisboa, por parte da Igreja.
D. Manuel Clemente não perderá até aos 80 anos a condição e cardeal, e continuará a ter direito de voto na eventual eleição de um novo Papa.
Assim, com a passagem de Américo Aguiar a cardeal contam-se seis em Portugal, juntamente com Tolentino de Mendonça e António Marto, que têm direito a votar na eleição de u m novo Papa, e José Saraiva Martins e Manuel Monteiro de Castro, sem direito a voto por já terem mais de 80 anos.














