Novo ‘board’ do Facebook pode trazer Donald Trump de volta

Nas próximas semanas, o novo Oversight Board do Facebook (um órgão que toma decisões de moderação de conteúdo) vai anunciar se o antigo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, será autorizado a publicar novamente no Facebook e Instagram.

Segundo a Bloomberg, o conselho parece estar pronto para pôr fim à suspensão de Trump no Facebook, motivada pela invasão do Capitólio dos EUA, no dia 6 de janeiro.

O regresso de Trump aos meios de comunicação pode reforçar a tentativa de permanecer como figura dominante no Partido Republicano. O ex-governante voltaria a poder dirigir o seu discurso político a milhões de utilizadores do Facebook.

Uma decisão pró-Trump pode também influenciar outras plataformas, incluindo o Twitter, que proibiu permanentemente o antigo Presidente após o ataque ao Capitólio, e o YouTube, que disse a 4 de março que poria fim à suspensão de Trump quando o risco de violência política diminuísse.

Durante meses, Donald Trump utilizou uma série de plataformas de comunicação para minar a confiança do público na legitimidade das eleições de 2020. Depois, atraiu milhares de seguidores para Washington, em janeiro, para o que prometeu ser um protesto “selvagem”. Trump dirigiu um grupo de manifestantes a marchar sobre o Capitólio, onde o Congresso estava formalmente a contar os votos eleitorais. Cinco pessoas morreram no ataque e 140 polícias foram feridos.

Explicando a decisão de suspender Trump indefinidamente, o Facebook disse que procurava impedir “a utilização da plataforma para incitar à insurreição violenta contra um governo democraticamente eleito”.

Mas depois a empresa remeteu a suspensão de Trump para o seu Oversight Board, um órgão quase judicial que criou no ano passado para rever decisões de moderação de conteúdo e emitir decisões que a empresa promete seguir.

O conselho é composto por 20 académicos, advogados e líderes cívicos diversos, bem como por um antigo primeiro-ministro da Dinamarca e um laureado com o Prémio Nobel da Paz.

Ler Mais

Artigos relacionados
Comentários
Loading...