Novo Banco vendeu dívida de 11,3 milhões de Duarte Lima

O Novo Banco já conseguiu vender a dívida avaliada em mais de 11,3 milhões de euros de Duarte Lima, advogado e antigo líder parlamentar do PSD, revela o “Público”.

Revista de Imprensa

O Novo Banco já conseguiu vender a dívida avaliada em mais de 11,3 milhões de euros de Duarte Lima, advogado e ex-líder parlamentar do PSD, revela o “Público”.

A alienação foi feita a duas entidades: a LX Investment Partners II, uma instituição financeira com sede no Luxemburgo, e à Ares Lusitani, uma sociedade de titularização de créditos de direito português. A primeira venda ocorreu a 22 de Dezembro de 2018, tendo a Lx Investment Partners dado conhecimento ao Tribunal do Comércio de Lisboa que tomava o lugar do Novo Banco no processo, enquanto a segunda, à Ares Lusitani, foi feita a 13 de Setembro de 2019. Esta empresa também informou o tribunal que assumia a posição do Novo Banco.

Após consulta dos autos do processo, o jornal sublinha que não ficou claro qual o valor exacto da dívida de 11,3 milhões de euros que cada uma das entidades comprou nem o valor que pagaram para passarem a titular a dívida.

Recorde-se que Duarte Lima foi condenado, em 2014, a uma pena de 10 anos de prisão efectiva pelos crimes de burla qualificada e branqueamento de capitais por se ter apropriado de um crédito imobiliário de 43 milhões de euros concedido pelo Banco Português de Negócios. Lima recorreu da decisão e o Tribunal da Relação de Lisboa diminuiu a pena para seis anos em Abril de 2016, acrescentando que por já estar em prisão domiciliária nessa altura já só teria de cumprir três anos e seis meses de prisão.

Duarte Lima foi também acusado do homicídio de Rosalina Ribeiro, ex-cliente do antigo líder parlamentar do PSD e que foi casada com o falecido milionário Tomé Feteira. O caso ocorreu no Brasil, mas o processo será julgado em Portugal.

Continue a ler após a publicidade
Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.