Novas moedas especiais de 7,5 euros entram hoje em circulação (e vai poder pagar com elas)

O Banco de Portugal (BdP) coloca esta quinta-feira, dia 5 de maio, em circulação, “uma moeda de coleção em liga de prata com o valor facial de 7,50 euros, designada “Conclusão 1522””. 

Simone Silva

O Banco de Portugal (BdP) coloca esta quinta-feira, dia 5 de maio, em circulação, “uma moeda de coleção em liga de prata com o valor facial de 7,50 euros, designada “Conclusão 1522””.

Escolha a Executive Digest como fonte preferida no Google Escolher ›

O diploma que aprova a entrada em circulação das moedas foi publicado em Diário da República (DR) na semana passada, adiantado que “a distribuição da moeda ao público será efetuada através das Instituições de Crédito e das Tesourarias do BdP”.

A moeda é “integrada na série comemorativa do «V Centenário da Viagem de Circum-Navegação de Fernão de Magalhães»”, revela o BdP, numa nota publicada no seu site, sublinhando que esta “apenas tem poder liberatório em Portugal”.

No anverso da moeda, segundo a instituição, está “no campo central, a representação do globo armilar, com a legenda “Sphera Mundi”; na orla da moeda, as legendas “2022 Portugal”, “Circum Navegação” e “1519-1522”; e no quadrante inferior esquerdo, o valor facial”.

Já no reverso, encontra-se “a representação da nau Victoria, o único barco a retornar a Espanha após dar a volta ao mundo, comandado por Juan Sebastián Elcano, após a morte de Fernão de Magalhães em 1521; na orla superior, a legenda “Fernão.de.Magalhães”; e na orla inferior, as legendas “Conclusão por Elcano”, “1522”, “INCM” e a indicação do autor”.

Continue a ler após a publicidade
Continue a ler após a publicidade

Recorde-se que as caraterísticas desta moeda foram aprovadas pela Portaria publicada no Diário da República, a 15 de janeiro, tendo sido “definido o limite de emissão de 50 mil moedas com acabamento normal”.

De salientar que as moedas de coleção têm curso legal apenas no território do Estado-Membro que as emite, ou seja, podem ser usadas como pagamento mas, neste caso, só em Portugal.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.