O Pavilhão de Portugal na Expo Osaka 2025 será o palco da apresentação oficial do NOVA Oeiras Ocean Analytics Lab, um laboratório de investigação e inovação dedicado à aplicação da Ciência de Dados e da Inteligência Artificial (IA) à gestão sustentável dos oceanos.
A iniciativa resulta de uma parceria entre a NOVA Information Management School (NOVA IMS) e o Município de Oeiras, no âmbito do programa Oeiras Mar 2030, com o apoio de várias entidades nacionais.
Com sede na NOVA IMS, o novo laboratório posiciona Portugal na linha da frente da inovação aplicada à Economia Azul. Entre os principais objetivos estão o desenvolvimento de tecnologias para monitorização ambiental, criação de gémeos digitais do oceano, análise preditiva de riscos, otimização de portos inteligentes, pesca sustentável e combate a atividades ilegais no mar.
O projeto já conta com a adesão de parceiros como o Fórum Oceano, a Administração do Porto de Lisboa e a Escola Superior Náutica Infante D. Henrique, prevendo-se o alargamento a outras entidades, nacionais e internacionais. Segundo os promotores, o laboratório terá ainda um papel central na formação de talento qualificado e no reforço da ligação entre academia, indústria e administração pública.
“Portugal passa a contar com o seu primeiro laboratório de analítica de dados para os oceanos, unindo Ciência de Dados, IA e sustentabilidade oceânica. O NOVA Oeiras Ocean Analytics Lab nasce desta marca que nos caracteriza – transformar dados em conhecimento com impacto global e ao serviço de soluções concretas para os grandes desafios da atualidade” afirma Miguel de Castro Neto, Diretor da NOVA IMS.
Para Isaltino Morais, presidente da Câmara Municipal de Oeiras, esta iniciativa “é mais uma prova da estratégia que tem vindo a ser desenvolvida pelo Município para afirmar, cada vez mais, o território como um centro de inovação e excelência”.














