
Zelensky tem a confiança de 69% dos ucranianos, revela sondagem: maioria não quer eleições no país
Na segunda metade de março de 2025, 69% dos ucranianos expressaram confiança no presidente Volodymyr Zelensky, 29% expressaram desconfiança, sendo que 2% mostrou-se indeciso, apontou esta quinta-feira uma sondagem realizada pelo Instituto Internacional de Sociologia de Kiev (KIIS).
Em todas as regiões pesquisadas, entre 68 e 71% dos cidadãos expressaram confiança, enquanto 27-31% disseram sentir desconfiança em relação a Zelensky, revelou a pesquisa: em particular, entre 14 de fevereiro e 4 de março, 67% dos entrevistados expressaram confiança no presidente, e 29% desconfiança, o que representou um saldo positivo de 38%.
Segundo o KIIS, a opinião sobre a realização de eleições – que foram adiadas devido à invasão da Rússia – depende diretamente do nível de confiança no presidente. Ou seja, pessoas que não confiam no presidente têm maior probabilidade de apoiar a realização de eleições.
No entanto, mesmo entre esse grupo, 50% não apoiaram as eleições, enquanto 46% expressaram apoio. Em contraste, entre aqueles que confiam em Zelensky, uma maioria esmagadora, 90%, se opõe à realização de eleições, enquanto apenas 8% a apoiar a ideia. Em todas as partes da Ucrânia pesquisadas, a grande maioria dos cidadãos (75-78%) opõe-se à organização de eleições agora.