Zelensky garante a Trump que Putin “só tem medo dele e, talvez, da China”

Volodymyr Zelensly afirmou ter transmitido a Donald Trump, presidente eleito dos Estados Unidos, que Vladimir Putin “só tem medo dele, e, talvez, da China”.

“Disse ao presidente Trump que Putin só tem medo dele e, talvez, da China. Essa é a verdade. Só uma postura determinada pode levar esta guerra a um fim justo e garantir uma paz duradoura”, explicou o presidente ucraniano, na rede social ‘X’.

Assim, salientou Zelensky, “são necessárias ações agora para restaurar a ordem internacional adequada”, acrescentando que os Estados Unidos “têm a capacidade de realizar coisas notáveis, coisas que outros não foram capazes de alcançar”.

“Para termos sucesso no fim desta guerra, precisamos de unidade. A unidade dos Estados Unidos, da Europa e de todos aqueles que neste mundo que valorizam a segurança, bem como posições firmes e garantias para a paz”, sublinhou o presidente ucraniano.

Por outro lado, afastou a possibilidade de baixar a idade de recrutamento militar na Ucrânia para fzer face às perdas sofridas frente ao exército russo. “Não devemos compensar a falta de equipamentos e formação com a idade dos soldados”, defendeu, reiterando que Kiev “deve concentrar-se em equipar as brigadas existentes e formar pessoal para utilizar este equipamento” – assim, “a prioridade deveria ser a entrega de mísseis e a redução do potencial militar da Rússia, e não a idade dos recrutas na Ucrânia”.