Zelensky foi alvo de plano de assassinato de agente adormecido acionado pela Rússia

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky foi alvo de um plano de assassinato planeado por um reformado polaco que foi recrutado pela União Soviética há décadas, informou o chefe da agência de Segurança Interna da Ucrânia (SBU).

De acordo com o tenente-general Vasyl Malyuk, o cidadão polaco foi acionado pela Rússia com um plano para eliminar Zelensky no Aeroporto zeszów–Jasionka, na Polónia, com um drone ou com uma espingarda de precisão. O alegado assassino, firme crente na ideologia soviética durante anos, viu o seu plano frustrado por um esforço conjunto entre o SBU e o serviço de segurança interna polaco (ABW).

Zelensky tem sido alvo de muitos planos de assassinato frustrados desde que a Rússia lançou a sua invasão da Ucrânia, em fevereiro de 2022. Em 2023, Zelensky disse que havia perdido a conta do número de vezes que houve tentativas de assassinato contra ele.

Em maio de 2024, a Ucrânia disse ter detido dois coronéis ucranianos do seu Departamento de Segurança do Estado que partilharam informações com a Rússia e estariam a planear matar Zelensky e outros altos funcionários.