
Zelensky encontra-se hoje com JD Vance: fim da guerra na Ucrânia está no topo da agenda
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, vai encontrar-se, à margem da Conferência de Segurança de Munique – que decorre até domingo na Alemanha -, com o vice-presidente americano JD Vance, sendo que o fim da guerra na Ucrânia estará no topo da agenda do encontro.
JD Vance será acompanhado em Munique por Keith Kellogg, o enviado especial para a Rússia e Ucrânia, que visitará depois Kiev.
Donald Trump tem pressionado por um fim rápido à guerra de quase três anos, enquanto Zelensky está a pedir garantias de segurança rígidas de Washington como parte de qualquer acordo com a Rússia.
Kiev teme que qualquer acordo que não inclua compromissos militares rígidos – como a adesão à NATO ou o envio de tropas de manutenção da paz – apenas dará tempo ao Kremlin para se reagrupar e se rearmar para um novo ataque.
Zelensky pediu na passada segunda-feira por “paz real e garantias de segurança efetivas” para a Ucrânia. “Segurança das pessoas, segurança do nosso Estado, segurança das relações económicas e, claro, a sustentabilidade dos nossos recursos: não apenas para a Ucrânia, mas para todo o mundo livre”, disse, num vídeo publicado nas redes sociais. “Tudo isso está a ser decidido agora.”