
Zelensky alerta que Putin vai “declarar guerra à NATO” e sugere ocupação de partes da Europa
Volodymyr Zelensky alertou este domingo para o possibilidade de Moscovo ocupar outros territórios europeus, garantindo que Vladimir Putin vai “declarar guerra à NATO”. Em entrevista ao canal americano ‘NBC News’, o presidente ucraniano salientou que o líder do Kremlin estaria à espera de “enfraquecimento” da aliança atlântica, o que poderia “ocorrer se os EUA pensassem em retirar o seu exército da Europa” para começar a ocupar partes do continente.
“Não sei se eles (os russos) querem 30% da Europa, 50%, não sei. Ninguém sabe. Mas eles terão essa chance. Começarão com aqueles pequenos países que estavam na União Soviética”, apontou, salientando que a Lituânia e Polónia são alvos potenciais. Zelensky também disse que Moscovo já está a treinar “um grande número de soldados na Bielorrússia” para conseguir isso.
“Mas a Europa não responderá, porque não tem exército. Cada país defende-se”, reiterou, destacando a mesma ideia que propôs no sábado na Conferência de Segurança de Munique, onde defendeu que “chegou o momento de criar as Forças Armadas da Europa”. Segundo Zelensly, se os EUA se retirarem da NATO, “isso será a sua destruição”.
Sobre as dúvidas geradas nos últimos dias sobre a posição dos EUA neste conflito, Zelensky disse que “confia em Trump” e “espero que a Ucrânia esteja entre as suas prioridades, não a Rússia”. “Não somos tão grandes quanto a Rússia, mas acho que estrategicamente a Ucrânia é mais importante para os Estados Unidos, porque somos realmente parceiros, aliados e compartilhamos valores comuns”, concluiu.