Web Summit abre hoje as portas em Lisboa. Eis tudo o que precisa de saber sobre o maior evento tecnológico do mundo

A Web Summit, considerado o maior evento tecnológico do mundo, arranca hoje à beira Tejo, na MEO Arena. Espera-se um recorde de mais de 70.000 participantes, incluindo mais de 1.000 investidores e um recorde histórico de 2.750 ‘startups’, numa ‘cimeira’ que terá como foco promover conexões “significativas” através de encontros alimentados pelo Summit Engine.

O evento deste ano terá como foco principal “promover conexões e comunidades significativas através de encontros, alimentados pelo Summit Engine, o ‘software’ da Web Summit”, de modo a tornar o evento mais “pequeno e íntimo” para os participantes, acrescenta a nota.

Para tal, a organização vai convidar os participantes a realizarem “pelo menos um encontro”, sendo que estes serão selecionados com base em “interesses e objetivos semelhantes”, que vão desde IA, ou ‘fintech’ à criptografia, sustentabilidade, entre outros. Esta tecnologia já foi testada na Web Summit do Rio de Janeiro em abril e na cimeira de Toronto, em junho.

“Os participantes podem utilizar a aplicação Web Summit para facilmente ligar-se e manter-se em contacto com aqueles que conheceram muito depois de o evento terminar em novembro”, garante a organização.

“Este será o nosso maior, mas também o mais pequeno, evento de sempre”, aponta o CEO (presidente executivo) e fundador da cimeira tecnológica, antecipando que esperam “acolher milhares de encontros comunitários”.

 

O que esperar do evento?

A conferência contará com uma lista de oradores de renome, entre os quais Cristiano Amon, CEO da Qualcomm; Meredith Whittaker, presidente da Signal; e o artista e empresário Pharrell Williams, vencedor de um Grammy, que abordará com Frank Cooper, CMO da Visa, o potencial das empresas em aproveitar a economia criadora.

Etosha Cave partilhará o seu trabalho inovador sobre a conversão de CO² em combustível sustentável para a aviação, enquanto Imogen Heap, vencedora de um Grammy, analisará o papel da IA na criatividade. Gabriele Mazzini, responsável pela Lei de IA da União Europeia, trará uma visão sobre a regulação da inteligência artificial, e Lidiane Jones, CEO do Bumble, abordará o impacto da IA nos relacionamentos. Também farão parte das discussões Kuo Zhang (Alibaba.com), Brad Smith (Microsoft) e Jeff Shiner (1Password), que apresentarão novas perspetivas.

A lista de oradores inclui ainda Luís Montenegro, primeiro-ministro de Portugal; Josh Silverman, CEO da Etsy; Michael O’Flaherty, Comissário para os Direitos Humanos do Conselho da Europa; Helle Thorning-Schmidt, ex-primeira-ministra da Dinamarca e copresidente do Conselho de Supervisão da Meta; Cristina Fonseca, Managing Partner da Indico Capital Partners; Giulia Aliprandi, do Observatório Fiscal da União Europeia; Kaisu Christie, Diretor Digital do Grupo no Banco Europeu de Investimento; Robert Habeck, vice-chanceler da Alemanha; Vasco Pedro, CEO da Unbabel; e Mykhailo Fedorov, vice-primeiro-ministro e ministro da Transformação Digital da Ucrânia.

Além disso, a organização adianta ainda que entre as empresas parceiras e/ou que vão falar no evento estão a Meta, Alibaba.com, Amazon Web Services, Adobe, Visa, Wiz, KPMG, Zoom, LVMH, Salesforce, Qualcomm, entre outras.

 

Condicionamentos de trânsito

Um evento desta magnitude é sinónimo de congestionamento de trânsito. Assim, até ao dia 16 de Novembro, o evento provocará condicionamentos de trânsito, sobretudo em diversas artérias da freguesia do Parque das Nações. Para além daquele período, os condicionamentos que já existem desde o dia 21 de outubro irão prolongam-se até 20 de Novembro.

Durante este período:

  • É encerrada a circulação em toda a Alameda dos Oceanos (condicionada a veículos de emergência no sentido N/S entre a rotunda dos Vice-Reis e a Rua Mar da China) e na Avenida do Índico entre a Alameda dos Oceanos e a Avenida Dom João II, onde será garantido o acesso ao parque e a operações de cargas e descargas;
  • A Rua do Bojador é encerrada à circulação no troço entre a Rotunda do Bojador e a Alameda dos Oceanos;
  • A Avenida da Boa Esperança estará condicionada à circulação entre a rotunda dos Vice-Reis e Hotel Myriad, ficando apenas circulável para viaturas autorizadas.

 

O que é a Web Summit?

A Web Summit é um dos maiores e mais importantes eventos de empreendedorismo, tecnologia e inovação do mundo e ocorre em Lisboa desde 2016. Criada em 2010 pelas mãos do fundador Paddy Cosgrave, conquistou rapidamente o estatuto de um dos eventos mais importantes do setor tecnológico – e não só.

Além de tecnologia e inovação, temas relacionados com marketing, empreendedorismo, media, e-commerce, lifestyle e entretenimento ganham destaque no programa do evento e envolvem os participantes durante quatro dias.

A edição da Web Summit 2024 vai realizar-se no MEO Arena, entre hoje e o dia 14 de novembro. Os bilhetes encontram-se à venda e podem ser adquiridos no próprio site oficial da Web Summit.