
Warren Buffet já é mais rico que Bill Gates. Fortuna do “Oráculo de Omaha” aumentou 17 mil milhões de euros
Warren Buffett, CEO da Berkshire Hathaway, superou Bill Gates no Índice de Milionários da Bloomberg, após um impressionante aumento de 18,7 mil milhões de dólares (17 mil milhões de euros) no seu património líquido em 2025. Com isso, Buffett alcançou uma fortuna de 161 mil milhões de dólares (147 mil milhões de euros), ultrapassando Bill Gates por pouco mais de 900 milhões de euros.
O “Oráculo de Omaha”, que tradicionalmente esteve atrás de Gates na lista dos mais ricos, viu sua fortuna crescer devido a um aumento de 13% nas ações Classe A da Berkshire Hathaway, enquanto Bill Gates sofreu com a queda de 8% nas ações da Microsoft.
A recente valorização das ações da Berkshire deve-se a uma mudança nas preferências dos investidores, que estão a preferir ativos mais conservadores diante de temores de inflação e recessão, desencadeados por políticas económicas do governo Trump, revela a ‘Bloomberg’.
Até agora, 2025 tem sido um ano positivo para Buffett, que também beneficiou do aumento no valor das suas ações, enquanto o cofundador da Microsoft teve um ano mais desafiador. No entanto, a história de ambos no ranking de riqueza tem sido uma verdadeira montanha-russa: em momentos de queda do mercado, como em 2020 e 2022, Gates sempre manteve uma ligeira vantagem sobre Buffett.
O aumento recente no património de Buffett reflete a sua estratégia conservadora, que inclui o aumento significativo de ativos líquidos e a venda de ações da Berkshire Hathaway. A empresa também teve um crescimento substancial da sua reserva de caixa, atingindo 334 mil milhões (305 mil milhões de euros) em 2024.