Voos noturnos em Lisboa? Caminho desimpedido para aviões a sobrevoar a capital 24 horas por dia, alertam ambientalistas

A consulta pública sobre a proposta do Governo para expandir os horários dos voos no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, chegou ao fim. A portaria prevê um regime excecional de atenuação das restrições aos voos noturnos e deverá estender-se de 18 de outubro a 28 de novembro.

Agora, inicia-se um período de 10 dias úteis, em que particulares, empresas e outras organizações poderão dar os seus contributos e sugestões, relata esta terça-feira o jornal ‘Público’, que avança que a proposta governamental pretende alargar os horários dos voos durante a noite, e não aumentar o número de voos por dia, citando a Nav, empresa responsável pelo controlo do tráfego aéreo.

Contudo, a proposta enfrenta a oposição dos ambientalistas, que denunciam que o caminho está desimpedido para voos em Lisboa durante 24 horas por dia.

Ouvida pelo mesmo jornal, a associação ZERO argumenta que a portaria do Governo, mesmo estabelecendo um regime temporário, permitirá que os aviões sobrevoem a capital noite dentro, “com impactos devastadores em mais de 150.000 cidadãos afetados por níveis de ruído insalubres e fora da lei com origem no tráfego aéreo”.

A organização não-governamental acredita, contrariando as declarações da Nav, que a proposta em cima da mesa pretende desbravar terreno para que o número de voos no Aeroporto Humberto Delgado passe dos atuais 38 por hora para 46 voos a cada 60 minutos.

Sobre os documentos que estiveram em consulta pública, a ZERO diz que eram “extremamente parcos na sua fundamentação”, apontando somente que se pretende a eliminação das restrições sobre o tráfego aéreo noturno em virtude da “necessidade de atualização do sistema de controlo tráfego aéreo por razões de segurança operacional da aviação civil”.

Atualmente, o número de voos noturnos em Lisboa está limitado a 91 por semana entre a meia-noite e as seis horas da manhã, por causa do ruído produzido pelas aeronaves. Se o que se espera vier realmente a verificar-se, o aumento do rugido dos motores dos aviões na capital durante a madrugada passará, ainda que durante apenas cerca de um mês, a fazer parte das noites lisboetas.

Ler Mais





Comentários
Loading...