Volvo Ocean Race: a ‘aventura’ está quase a chegar a Portugal

Planta Race Village e Infografia (2)
Um dos maiores eventos náuticos internacionais, a Volvo Ocean Race, está prestes a chegar a Portugal, desembarcando na Doca de Pedrouçoes, em Algés, entre os dias 25 de Maio e 7 de Junho. Paralelamente a esta entusiasmante competição, existirão também outros motivos de grande interesse, como o Mercado Português, que promete atrair muita gente com mais de 36 marcas originais de gastronomia e moda.
Das pranchas de madeira Yoni Surf Boards às originais toalhas de praia da Origama, passando pelos produtos mais típicos e regionais como a Casa dos Ovos-Moles de Lisboa até à moda nacional com a By Marez, o Mercado Português promete ser uma montra com alguns dos melhores produtos nacionais.
“As marcas do Mercado Português da Volvo Ocean Race Lisboa têm uma coisa em comum: o espírito empreendedor. São marcas nacionais que já conquistaram um lugar de destaque e que são fruto da determinação e espírito de portugueses empreendedores. São, por isso, marcas que representam um Portugal novo”, refere José Pedro Amaral, director das operações nacionais da Volvo Ocean Race.
Entre as marcas Gourmet ou de produtos regionais estarão presentes a Momentos do Paço – Azeite Secco, Cacao Divine, Aquae Flavia e PatêMais, Cantinho Regional Serra da Estrela, Terrius, Almojanda, Bísaro, Yonest, Casa dos Ovos Moles de Lisboa, Tortas de Azeitão, entre outras.
Por outro lado, o Mercado Português da Volvo Ocean Race contará ainda com a participação de outras marcas, como a Lisbon Lovers, Paribá, Benoliel, Madbi, Shulz, Virgencita, By Marez, Xicalarica, Go Green, Genuine, Collection, Yoni Surf Boards, Origama, Eu e a Mama, Palm3 Glasses, Tu chique, Seg Portugal, She, Atelier do Burel, Nortada, Futah, Echarpe Duo, Head-Ji, Funky Project, Vintage Bazar, Lemon Hair Lovers, Terços da Lupinha, Ipanema, PAEZ e Barroso Óculos de Sol.
Música em destaque
Mas além da vertente comercial, a Volvo Ocean Race vai também apostar na vertente comercial, com um evento multi-cultural ao longo de 14 dias com mais de 50 artistas convidados, como Carminho, Miguel Araújo, Capitão Fausto, Carlão, Frankie Chavez, Legendary Tiger Man, Blasted Mechanism, Ala dos Namorados, Mikkel Solnado, Sara Tavares e Ana Free.
Outro motivo de interesse para os visitantes reside na série de atividades totalmente gratuitas ligadas à cultura, à vela e ao desporto. A Race Village abre as portas todos os dias às 10h30 da manhã e encerra pelas 24h00, podendo estender-se até às 02h00 aos fins-de-semana.
Segurança reforçada
De resto, importa salientar que a Race Village da Volvo Ocean Race Lisboa vai contar com uma central de segurança permanente e videovigilância reforçada (com inovador sistema de reconhecimento facial e capacidade de 360º) que irá monitorizar de forma permanente todas as actividades no recinto com capacidade para 30 mil pessoas. Além disso, essa central de segurança irá também coordenar toda a equipa de profissionais da ARKO, empresa de segurança parceira do evento.
A Race Village irá contar com um Centro de Operações que acompanhará permanentemente todas as actividades e movimentos no recinto e que será composto por elementos da Autoridade Nacional de Proteção Civil, Polícia de Segurança Pública – Divisão de Lisboa, Divisão de Oeiras e Comando Central – Capitania do Porto de Lisboa, Polícia Marítima, Luz Saúde, ARKO e elementos da Urban Wind (empresa responsável pela organização do evento).
Estas entidades estarão a monitorizar qualquer alerta, enviado através das equipas de terreno da ARKO, equipas essas que serão reforçadas durante os concertos que terão início pelas 22:00, aproximadamente. Está também previsto um reforço de segurança e fiscalização permanente à entrada da marina onde estarão as embarcações oficiais da Volvo Ocean Race.
Na entrada do recinto estará uma Unidade Móvel da PSP e da Polícia Marítima que irá funcionar como uma esquadra do recinto e balcão de atendimento onde o público se poderá dirigir em caso de alguma emergência. Também na entrada do recinto estará o Posto Médico e Ambulância, da responsabilidade da Luz Saúde, parceiro de saúde da Volvo Ocean Race Lisboa que irá assegurar o bem-estar dos atletas e do público em terra e no mar.
Como chegar
A organização da Volvo Ocean Race Lisboa aconselha os visitantes a chegar até à Race Village via transportes públicos, nomeadamente através da linha de Cascais da CP, saindo na estação de Algés e passando pelo acesso pedonal subterrâneo para o lado do Rio Tejo.
A entrada no recinto será feita por uma única entrada na Avenida Doutor Alfredo Magalhães Ramalho, junto à rotunda do IC 17 – CRIL.
MAPA DE ACESSOS RACE VILLAGE
Para quem deseja deslocar-se em viaturas próprias, o acesso mais indicado será via viaduto do IC 17 – CRIL e estacionar no parque de estacionamento gratuito da Volvo Ocean Race construído para o efeito no Passeio Marítimo de Algés com capacidade para 1000 lugares. O estacionamento para pessoas com mobilidade reduzida será feito mesmo na entrada do recinto na Avenida Doutor Alfredo Magalhães.
A partir de dia 24 de Maio, o estacionamento estará condicionado na Avenida Brasília, entre a Fundação Champalimaud e a rotunda da IC 17 – CRIL.