Volkswagen une-se à EIT InnoEnergy em busca de mobilidade neutra em cabono
A Volkswagen AG e a EIT InnoEnergy anunciaram uma parceria estratégica que prevê o desenvolvimento de atividades conjuntas de inovação e investimento destinadas a ajudar tecnologias inovadoras e modelos de negócios que visem a mobilidade neutra em CO2.
Numa nota enviada à imprensa, as partes revelam que o acordo tem em vista alcançar avanços económicos que contribuirão para a descarbonização do setor de transporte e acelerarão a mudança para a eletromobilidade.
“Para descarbonizar o setor do transporte, iremos precisar de uma ampla gama de inovações. Além das nossas próprias atividades, no futuro também contaremos cada vez mais com a cooperação com startups para atingir esse objetivo. A parceria com o EIT InnoEnergy irá ajudar-nos a encontrar as empresas mais promissoras de todas as áreas da transição energética, que podemos apoiar nos seus modelos de negócio”, explicou Jens Wiese, Chefe do Grupo de Fusões e Aquisições, Consultoria de Investimento e Parcerias da Volkswagen.
A parceria prevê que a Volkswagen se torne um novo acionista da EIT InnoEnergy.
A Volkswagen e a EIT InnoEnergy somam mais de cinco anos de cooperação, estando fortemente envolvidos no desenvolvimento de uma indústria de baterias europeia competitiva internacionalmente, integrando a European Battery Alliance (EBA).
Nas palavras de Diego Pavia, CEO da EIT InnoEnergy, “o setor de transportes está a passar por uma das maiores turbulências de todos os tempos” e as fabricantes automóveis são confrontadas com a necessidade escolher entre impulsionar essa transformação ou ser impulsionada.
“A Volkswagen aproveitou a oportunidade para se colocar na vanguarda dessa mudança e moldá-la. Portanto, temos ainda mais orgulho de ter a Volkswagen a bordo como um novo acionista e de levar nossa colaboração para o próximo nível. Olhando para o nosso portfólio de 300 empresas de todas as áreas de energia sustentável, há um enorme potencial na Volkswagen e em nós unir forças para acelerar a descarbonização do setor de transporte”, comentou o executivo.
As duas empresas compartilham o compromisso como investidores na produtora sueca de aço verde H2 Green Steel e na empresa sueca de baterias Northvolt.