Volkswagen projecta novas baterias para os seus eléctricos
Recentemente, responsáveis da Volkwagen afirmaram estar prestes a tomar uma decisão importante sobre o futuro dos seus automóveis eléctricos, nomeadamente no que concerne ao tipo de baterias utilizadas. Ou seja, a dúvida prende-se entre manter as actuais baterias de iões de lítio, ou passar para as unidades de armazenamento em estado sólido.
No entanto, a segunda opção começa a ganhar cada vez mais força, principalmente desde que a Volkswagen adquiriu 5% da QuantumSpace, uma startup do ramo da energia, que tem investido no desenvolvimento das baterias em estado sólido.
Face às baterias de iões de lítio, esta nova forma de armazenar a energia permite aumentar, de forma significativa, a autonomia, prometendo, em alguns casos, valores até 700 km.
Se isto se vier a confirmar, começa a haver luz ao fundo do túnel para a maior problemática dos automóveis eléctricos, que é a reduzida autonomia, colocando ainda a Volkswagen mais perto do objectivo por si definido de ser, até 2018, líder neste segmento.