
Vinte anos de segredo: entrevista perdida em rádio britânica revela o verdadeiro primeiro nome do artista Bansky
Bansky poderá ter revelado o seu primeiro nome numa entrevista perdida na BBC: numa gravação de 2003, o repórter Nigel Wrench perguntou se o artista se chamava “Robert Banks” – a resposta do artista foi “É Robbie”.
Há muito que se especula sobre a verdadeira identidade do artista de rua, cujo trabalho rende dezenas de milhões de dólares e surge nos sítios mais incomuns: nas paredes laterais de um prédio, em galerias de arte de prestígio e até mesmo na barreira israelita da Cisjordânia. Já houve nomes apontado como possíveis autores: Robert del Naja, do ‘Massive Attack’, Neil Buchanan do ‘Art Attack’ e até mesmo um vereador de Pembroke, no Reino Unido, Dock Billy Gannon, foram todos suspeitos no passado – Gannon chegou mesmo a renunciar ao seu cargo em 2022, culpando a especulação pela sua incapacidade de cumprir as suas funções.
A entrevista perdida está completa e pode ser ouvida na BBC Sounds como The Banksy Story da Radio 4.
Bansky, na entrevista, comparou a sua abordagem à arte com refeições preparadas no micro-ondas. “É rápido”, disse o artista de Bristol, acrescentando: “Quero terminar e tirar o pó.” Esta é uma das primeiras entrevistas de rádio conhecidas com o artista, que é frequentemente descrito como “misterioso” e “secreto” pela imprensa.
A verdadeira identidade de Banksy nunca foi revelada, mas a entrevista dá aos seus fãs uma rara oportunidade de ouvir a sua voz. O artista defendeu-se das acusações de vandalismo. “Não estou aqui para me desculpar por isso”, disse. “É uma maneira mais rápida de expressar o seu ponto de vista, certo? Da mesma forma que minha mãe cozinhava assado de domingo todos os domingos e dizia todos os domingos: ‘leva horas para fazer, minutos para comer’. Atualmente, ela come refeições no micro-ondas e parece muito mais feliz. Estou realmente a adotar essa abordagem da arte.
Bansky é um dos artistas mais famosos do mundo, mas apesar disso opta por manter a sua identidade, pelo menos oficialmente, desconhecida. Em 2018, surpreendeu o mundo da arte, quando a sua pintura ‘Girl With Ballon’ se autodestruiu imediatamente após ter sido vendida num leilão.