‘Vida nova’ para o Mercedes-Benz SLC
[wonderplugin_gallery id=”81″]
Era um dos poucos modelos que ainda faltava renovar na gama da Mercedes-Benz: o SLK foi alvo de uma revisão profunda e surge agora com atributos reforçados para se impor no seu segmento, sendo que uma das maiores novidades passa pela designação, que passa a ser SLC.
Com lançamento previsto para março de 2016, quando passarem 20 anos desde o nascimento deste modelo e do segmento dos roadsters de tejadilho rígido-retrátil, o SLC irá envergar não só uma nova denominação, mas também apresentar novas valências tecnológicas e estética modernizada, alinhando-se com os padrões de design aplicados noutros lançamentos recentes da Mercedes-Benz. De acordo com a marca, a nova identificação alude à relação próxima com o Classe C, do qual muita da sua tecnologia é retirada.
O novo SLC tem grandes pergaminhos para dar seguimento, já que o seu antecessor, o SLK, que foi lançado em 1996, granjeou adeptos um pouco por todo o mundo, com vendas em redor das 670 mil unidades. O estilo arrojado e dinâmico mantém-se desde então, destacando-se na secção dianteira a grelha mais desportiva e os faróis redesenhados com tecnologia opcional de iluminação LED Intelligent Light. Os para-choques foram igualmente renovados, tanto na dianteira, como na traseira, sobressaindo na frente as entradas de ar de maiores dimensões com apontamentos em cromado e, atrás, o difusor em preto. O visual do SLC pode ser aprimorado com os packs ‘AMG Line’ e ‘Night Package’ para maior personalização. As jantes variam entre as 16 e as 18 polegadas consoante as versões e a tampa da bagageira tem um aspeto mais pronunciado em ‘seta’ com a terceira luz de travão posicionada no spoiler superior. De igual forma, os farolins traseiros contam com um desenho renovado.
No interior, registo para o novo volante desportivo, painel de instrumentos revisto (com um ecrã de 4.1” entre os dois manómetros de velocidade e conta-rotações) e novo sistema COMAND Online com novas funcionalidades de conectividade e um ecrã de 7” na consola central. Além disso, a Mercedes-Benz propõe ainda revestimentos melhorados em diversos pontos do habitáculo, bem como o sistema de conforto Airscarf de aquecimento para o pescoço dos ocupantes. O tejadilho deste novo SLC também conta com novidades, podendo ser operado em velocidades até aos 40 km/h e com um separador elétrico para a zona da bagageira.
[youtube height=”HEIGHT” width=”WIDTH”]https://www.youtube.com/watch?v=C_y6uINm0Ak[/youtube]
O leque de motores surge igualmente renovada, sendo agora mais eficiente e mais dinâmica. Assim, as variantes iniciam-se com o SLC 180 com motor 1.6 de 156 cv de potência que assume o posicionamento de versão de entrada. Além desse, registo ainda para as variantes SLC 200 e SLC 300, com motores de 2.0 litros com 184 cv e 245 cv, respetivamente. A única opção com motor diesel é a SLC 250 d com motor 2.1 de 204 cv. No topo da gama deste renovado roadster está o Mercedes-AMG SLC 43 com motor 3.0 de 367 cv de potência para prestações mais exclusivas.
Os SLC 250 d, SLC 300 e SLC 43 contam com caixa 9G-Tronic de série, enquanto os SLC 180 e SLC 200 podem recebê-la como opcional.
Igualmente disponível de série é o sistema Dynamic Select que altera as características do veículo entre tónica de conforto e desportiva mediante a pressão num botão na consola central, alterando os parâmetros de funcionamento do motor, caixa, direção e suspensão.