
“Viajar sem pressa”: GNR e PSP ‘em força’ na estrada a partir de hoje para fiscalizar excesso de velocidade
A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a PSP e a GNR vai lançar esta terça-feira a campanha ‘Viajar sem Pressa’, operação que visa alertar para os riscos da condução em excesso de velocidade.
Inserida no Plano Nacional de Fiscalização (PNF) de 2025, a operação decorre até à próxima segunda-feira.
Na nota emitida esta segunda-feira, as autoridades lembram que o excesso de velocidade é uma das principais causas de acidentes nas estradas, responsável por mais de 60% das infrações registadas.
A ANSR, a GNR e a PSP relembram que a condução em excesso de velocidade é um risco para a sua segurança e a dos outros:
– A velocidade é a principal causa de um terço de todos os acidentes mortais;
– Quanto mais rápido conduzimos, menos tempo dispomos para imobilizar o veículo, quando algo de inesperado acontece;
– Numa viagem de 20 km, aumentar a velocidade de 50 para 60 km/hora, permite ganhar apenas 4 minutos.
– Viaje sem pressa, chegue com vida.
Esta é a terceira das 11 campanhas mensais de sensibilização e fiscalização planeadas para 2025, à semelhança o ano passado, o PNF tem como temas campanhas de sensibilização e de fiscalização sobre velocidade, álcool, acessórios de segurança, telemóvel e veículos de duas rodas a motor.
No âmbito da campanha, a ANSR realizará ações de sensibilização em todo o país, enquanto as operações de fiscalização, “com especial incidência em vias e acessos com elevado fluxo rodoviário”, ficam a cargo da PSP e da GNR.
18/03 » 07h00 » Estrada Nacional 13 – Mindelo – Vila do Conde;
19/03 » 09h00 » Estrada Nacional 12 (junto ao n.º 11124 – sentido Matosinhos) – Porto;
20/03 » 08h00 » Estrada Nacional 10, Km 12 – Seixal;
21/03 » 14h00 » Estrada Nacional 10 – Muxito – Amora;
24/03 » 07h00 » Estrada Nacional 118, Km 18 (sentido Porto Alto) – Alcochete.