Vendas do grupo Volkswagen caem 2,6% em Maio
Apesar de as vendas do grupo Volkswagen terem registado um aumento de 0,3% no total dos cinco primeiros meses do ano, em relação ao período homólogo do ano anterior, com 4.2 milhões de veículos comercializados, o mês de Maio apresenta resultados negativos com uma queda nas vendas na ordem dos 2.6 pontos percentuais, num total de 858 mil automóveis vendidos.
“A situação nos mercados russo e sul-americano permanece tensa. Os desenvolvimentos na Europa continuam positivos. Entretanto, a normalidade regressou à China, onde a situação do mercado mudou, como esperado”, afirma Christian Klingler, membro do Conselho Executivo responsável pelas Vendas, justificando os resultados.
Na Europa Ocidental, foram comercializados 545.700 automóveis, de Janeiro até Maio, representando um crescimento de 6,5%, resultado positivo que não se registou na Europa Central e Oriental, onde as vendas caíram 11,8%, com 250.700 veículos entregues.
No continente americano, os resultados são mistos. Foram vendidos 370.900 automóveis nos Estados Unidos da América, nos primeiros cinco meses do ano, mais 5,6% que no ano anterior, enquanto, na América do Sul as vendas diminuíram 23.3% no mesmo período, num total de 248.300 automóveis comercializados.
Na região da Ásia-Pacífico, as vendas caíram 0.6% com 1.65 milhões de automóveis vendidos, com destaque para o mercado chinês, agora em recuperação, mas que continua a registar um decréscimo na vendas, com 1.51 milhões de automóveis entregues, número que se traduz numa queda de 1.1% nas vendas do grupo Volkswagen no país.
Dentro do grupo, a marca Volkswagen é a única que regista uma queda nas vendas, com 2.48 milhões de veículos entregues, menos 3% que nos cinco primeiros meses do ano passado. Já a Porsche foi a subsidiária do grupo que registou um maior crescimento nos cinco primeiros meses do ano, com 93.200 veículos comercializados, mais 30,3% que no ano anterior. Destaque ainda para a Seat, que depois de resultados negativos, volta agora a recuperar com 176.400 veículos vendidos. A Audi cresceu 4,3%, com 744.900 automóveis entregues, assim como a Skoda, que comercializou 449.700 veículos, número que se traduz num crescimento de 5,1%.
No entanto, as marcas de automóveis pesados registaram resultados negativos com a MAN a entregar 39.600 veículos (-15%), enquanto a sueca Scania comercializou 30.200 pesados (-2,4%).