“Vemos no contexto português um mercado em que a conscientização sobre a sustentabilidade está a crescer”, diz CEO da Wallapop

No mundo de consumo rápido e descartável em que vivemos, têm sido procuradas alternativas sustentáveis, com a reutilização de produtos em segunda mão a aparecer como uma resposta inteligente e ecológica para a excessiva produção de resíduos. Várias empresas já lideram o caminho ao incorporar práticas de reutilização em suas estratégias de negócios.

Em entrevista à Executive Digest, Rob Cassedy, CEO da Wallapop, fala sobre o mercado dos artigos reutilizados em Portugal, as oportunidades deste setor e a importância da sustentabilidade.

 

Qual é a visão da empresa em relação ao mercado de artigos reutilizados em Portugal?

A nossa visão do mercado de artigos reutilizados em Portugal é bastante positiva e certamente está alinhada com a nossa missão global:  facilitar uma forma de consumo mais consciente e humana que crie oportunidades para as pessoas. Vemos no contexto português um mercado em que a conscientização sobre a sustentabilidade está a crescer rapidamente e que tem um potencial significativo para se tornar uma parte fundamental da cultura de consumo no país.

Acreditamos que a reutilização de produtos desempenha um papel elementar na promoção de um consumo mais sustentável e consciente e acreditamos que os portugueses estão aptos e com vontade para fazer parte desta mudança de mentalidade que altera o consumo linear para um consumo mais circular, consciente e responsável.

Nos últimos 10 anos, a comunidade Wallapop submeteu mais de 640 milhões de anúncios, com o número de utilizadores a subir de 170,000 para 17 milhões. No nosso primeiro ano de atividade em Portugal temos vivido uma cultura de abertura semelhante, com mais de um milhão de downloads da aplicação e 58% dos portugueses a indicarem que consideram a possibilidade de comprar produtos reutilizados, como revela o nosso mais recente estudo.

Queremos facilitar a vida aos consumidores que estão neste processo de transição, ajudando-os a encontrar artigos de qualidade a preços acessíveis, ao mesmo tempo que contribuímos para a redução do desperdício e para o cuidado com o planeta. Queremos liderar este crescimento em conjunto com os consumidores portugueses.

 

Quais são os principais desafios e oportunidades deste setor de atividade?

Nos últimos dez anos, desde a fundação do Wallapop, temos observado como o comércio de produtos reutilizados não tem sido apenas uma tendência temporária, mas um fenómeno em constante expansão, e acreditamos firmemente que o mercado da reutilização vai continuar a crescer nos próximos anos.

Na Wallapop, temos consciência de que estamos num contexto em que existe uma crescente preocupação com a sustentabilidade e, simultaneamente, uma maior procura de acesso a formas de consumo mais amigas do planeta. É por isso que trabalhamos todos os dias para que a nossa plataforma seja uma forma fácil, segura e eficiente de as pessoas comprarem e venderem produtos reutilizados. Um exemplo disso é o nosso modelo de comércio eletrónico com um serviço de logística integrado na plataforma: Wallapop Envíos. Graças a este serviço, oferecemos aos nossos utilizadores a possibilidade de comprar e vender a longa distância, tanto no mercado português como no espanhol.

Relativamente aos desafios, estamos particularmente focados em reforçar a confiança na qualidade dos produtos reutilizados e em educar os consumidores sobre os benefícios da reutilização, demonstrando que, ao comprar artigos em segunda mão, não só a carteira do comprador beneficia, como também o planeta.

 

Como analisa o primeiro ano de atividade da empresa em Portugal?

O nosso primeiro ano em Portugal foi certamente o primeiro capítulo de uma história de sucesso. No momento em que completamos o nosso primeiro ano de vida em Portugal, o balanço que fazemos é bastante positivo. Sabemos que existe uma concorrência muito forte na área do consumo de produtos reutilizados em Portugal e a Wallapop conseguiu tornar-se na segunda aplicação multi-categoria de produtos reutilizados com mais downloads desde setembro do ano passado.

Desde o nosso lançamento que temos assistido a um aumento constante e sólido da atividade da plataforma, sabendo que mais de metade dos portugueses já nos conhece, o que ilustra uma resposta muito promissora e comprova a abertura dos consumidores portugueses a um mercado mais responsável e com um consumo mais consciente.

No catálogo português, por exemplo, desde setembro de 2022 que observamos que, no que diz respeito à publicação de produtos, existe um interesse particular nas categorias de Consolas & Videojogos, Telemóveis & Acessórios e TV, Áudio & Fotos. No que diz respeito à procura de produtos para comprar, a secção de automóveis tem sido a mais visitada pelos portugueses desde que a plataforma chegou a Portugal, seguida de Consolas & Videojogos e Casa & Jardim.

O nosso foco agora será manter esta aposta firme e contínua para consolidar e fortalecer a nossa presença, aumentando o nosso portefólio de utilizadores e solidificando a sua confiança na nossa plataforma. Após um começo tão consistente, continuaremos a trabalhar para ser a plataforma líder de consumo consciente e humano em Portugal, tal como o fazemos em Espanha e Itália, sempre com o olhar focado na construção de um catálogo único de produtos reutilizáveis no Sul da Europa.

 

Acredita que os consumidores em Portugal dão cada vez mais importância aos produtos reutilizados?

Felizmente há cada vez mais uma mudança global em direção a práticas de consumo mais responsáveis e os portugueses não estão a ficar para trás. Os consumidores estão a perceber que comprar produtos usados não só contribui para reduzir o impacto ambiental, como ajuda a economizar dinheiro, o que são dois fatores que têm vindo crescentemente a ganhar peso nas decisões de compra das pessoas dado o contexto atual.

Este aumento da consciência para a importância da reutilização e a procura por opções de compra mais acessíveis está a impulsionar o crescimento do mercado de produtos reutilizáveis em Portugal e a criar um ambiente bastante promissor para a expansão da Wallapop no país.

Ao facilitar a participação dos utilizadores num consumo que tem por base a economia circular entre pares, a Wallapop une-se às pessoas nesta transição necessária, possibilitando que, logo a partir da primeira compra ou venda, o consumidor contribua para uma forma de consumir mais consciente. Em média 81 % dos casos, as compras na plataforma substituem a compra de novos artigos e é nessa mentalidade que nos queremos posicionar junto dos consumidores.

 

Quais são os critérios que a empresa utiliza para selecionar os produtos que são listados na plataforma?

A nossa plataforma opera numa lógica de mercado aberto, o que significa que qualquer pessoa pode listar os seus produtos, desde que as regras da comunidade sejam respeitadas e que não sejam publicados produtos proibidos. No entanto, garantir a qualidade e autenticidade das nossas ofertas é uma prioridade para nós, com o objetivo de criar um sistema de reputação que promova a confiança entre os utilizadores.

Para tal, incentivamos fortemente os nossos utilizadores a fornecer descrições detalhadas e precisas sobre os seus produtos, bem como imagens de qualidade e variadas, não só para aumentar a probabilidade de venda e alcance dos seus anúncios, mas principalmente por questões de segurança. Temos uma equipa própria dedicada à segurança que representa 6% da força de trabalho da nossa empresa, que monitoriza continuamente os anúncios para garantir que os produtos listados cumprem as nossas políticas e diretrizes.

 

Como é que a empresa garante a qualidade e a autenticidade dos produtos reutilizados que são colocados à venda?

Na Wallapop a segurança dos nossos utilizadores é uma das nossas principais preocupações, por isso utilizamos ferramentas avançadas, como Inteligência Artificial, para detetar e prevenir potenciais ações fraudulentas, e atualizamos diariamente os filtros de publicação. De acordo com os nossos dados, 90% destes perfis e anúncios são removidos da plataforma antes mesmo de se tornarem visíveis na plataforma.

Se o utilizador decidir utilizar o Wallapop Shipping, o nosso serviço de logística integrado na plataforma, para concluir a sua transação, pode efetuar o pagamento diretamente na aplicação. A aplicação foi concebida para garantir um método de pagamento eficiente e seguro, proporcionando aos nossos utilizadores uma maior confiança quando publicam anúncios ou compram produtos. Ao facilitarmos ainda, através do sistema de geolocalização, a entrega em mãos para anunciantes e compradores em localizações próximas, também estendemos as opções dadas aos consumidores.

 

Como é que a empresa lida com questões relacionadas com a sustentabilidade e o impacto ambiental na sua operação?

A sustentabilidade é um pilar integrante da nossa missão. Perante uma necessidade emergente de alterarmos globalmente o nosso modo de consumo de linear para circular, a Wallapop procura ser a solução para reduzirmos o nosso consumo excessivo e erradicarmos o desperdício em prol da reutilização de produtos.

Para além de procurarmos constantemente maneiras de minimizar o nosso próprio impacto ambiental, incluindo práticas sustentáveis nas nossas operações e processos, sabemos que o consumidor está no cerne da mudança e que há uma vontade emergente no mesmo para se emancipar e fazer a sua parte nesta alteração de paradigma. Por isso, a nossa prioridade passa sempre por poder dar ao consumidor todas as ferramentas de que necessita para, desde a primeira compra ou venda, saber que está a contribuir para um futuro melhor e uma forma de consumir mais consciente.

Desde o mercado aberto que permite a qualquer utilizador vender os seus bens esquecidos que não estão a ser utilizados, ao catálogo diverso e abrangente que procura satisfazer quaisquer necessidades, o nosso foco está em facilitar todos os momentos desta jornada do utilizador.

Se em todos estes pontos a Wallapop conseguir facultar as melhores decisões para o utilizador e para o ambiente em simultâneo, estamos a colocar-nos ao lado dos nossos consumidores para fazermos parte desta mudança em conjunto e esse é o nosso objetivo principal.

 

Quais são os planos futuros da empresa para expandir sua presença no mercado de artigos reutilizados em Portugal?

Os nossos planos para o futuro da Wallapop em Portugal são certamente ambiciosos. Em primeiro lugar, pretendemos continuar a expandir e consolidar a nossa presença no país, aumentando o número de utilizadores e diversidade de catálogo, tornando a nossa plataforma ainda mais abrangente e diferenciada.

Mas queremos ir mais longe junto dos nossos consumidores portugueses. Vemos em Portugal um mercado estratégico e promissor e estamos empenhados em tornar a Wallapop a plataforma de referência para todos os portugueses que desejam adotar um estilo de vida mais sustentável e responsável, ao mesmo tempo que economizam dinheiro com produtos de alta qualidade.

Após um começo consistente que conta com mais de um milhão de descargas em Portugal, estamos confiantes de que este primeiro ano estabeleceu uma base sólida para o nosso crescimento futuro no mercado português.

 

O que pode ainda ser mais feito neste setor?

Acreditamos que ainda há muito a ser feito no sentido de educar não só os consumidores sobre os benefícios da reutilização e de criar uma cultura de consumo responsável, mas também do lado empresarial. O mercado de produtos reutilizados cresceu de forma bastante célere, tanto devido às necessidades económicas como, principalmente, à crescente conscientização de que precisamos urgentemente de mudar os nossos hábitos. Este crescimento súbito, embora represente uma excelente oportunidade, significa também que há ainda uma grande curva de aprendizagem a percorrer de ambos os lados.

A Wallapop mantém a sua missão de procurar continuamente melhorias nos nossos processos e estamos a trabalhar na expansão de categorias de produtos e serviços que possam tornar a reutilização ainda mais acessível e atraente para um público mais amplo. Contudo, acima de tudo, a Wallapop quer posicionar-se ao lado do consumidor neste caminho e aprender com ele, percebendo as necessidades que vão surgindo e como podemos facilitar e melhorar o processo dos nossos utilizadores que partilham a mesma visão e missão que nós. Estamos entusiasmados em desempenhar um papel importante nesse desenvolvimento conjunto.

Ler Mais



pub
a carregar...

Comentários
Loading...